Depois de uma série de jogos decisivos, o elenco principal do Bahia terá uma rara pausa nesta semana. Com a classificação garantida como líder na Copa do Nordeste, o Tricolor optou por enviar a equipe sub-20 para enfrentar o Botafogo-PB.
O jogo está agendado para a próxima quarta-feira (27), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Almeidão. A partida, inclusive, marca a última rodada do torneio regional.
Jota fala sobre jogo contra o Botafogo-PB
Um dos jovens convocados do Bahia para a partida é o volante Jota, de 20 anos, que pode ter a oportunidade de começar como titular contra o Belo.
Em uma entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (26), o jogador destacou a importância do jogo para todos os atletas que buscam mostrar seu potencial para o restante da temporada.
É o jogo que, com certeza, é muito importante para mim, como para os outros atletas também. É um jogo que a gente vai ter essa responsabilidade maior por já estar vivenciando esses momentos. Vou estar bem focado”, garantiu Jota.
A estreia no profissional
Revelado pelo Palmeiras, Jota chegou ao Bahia no início do ano passado com o objetivo de integrar o elenco da base. No entanto, foi somente neste ano que ele conquistou suas primeiras oportunidades na equipe principal.
Sob o comando de Ceni, Jota foi relacionado em oito dos 18 jogos disputados pela equipe principal em 2024. O volante entrou em campo duas vezes com o treinador à beira do campo, nos confrontos contra Bahia de Feira e Jequié, ambos saindo do banco de reservas.
Além disso, Jota foi titular nas duas primeiras partidas do Tricolor no ano, diante de Jequié e Atlético de Alagoinhas. Estes jogos ocorreram enquanto o elenco principal estava em pré-temporada em Manchester, resultando em uma escalação alternativa para o Bahia.
“É muito bom [estar no profissional]. É o sonho de qualquer menino estrear no profissional. A gente vai aprendendo no dia a dia e a cada jogo”, disse o jovem.
Acostumado com o nervosismo
Por conta disso, Jota já deve estar habituado ao nervosismo de entrar em campo pela equipe principal. No entanto, ele não nega sentir a pressão e a responsabilidade de demonstrar seu valor em todas as oportunidades que surgirem:
“Todo jogo que a gente veste a camisa do Bahia, que entra, tem a responsabilidade e pressão que são importantes. É um jogo como qualquer outro, temos que dar o nosso máximo para manter essa sequência positiva.”
Com 18 pontos, o Bahia ocupa a liderança isolada do Grupo B e também lidera a tabela geral da Copa do Nordeste. Esta é a melhor campanha do time no atual formato da competição.
Assim, por conta da tranquilidade, nem mesmo Rogério Ceni viaja com a delegação. Do grupo principal, apenas o lateral Caio Roque foi relacionado para o jogo.
Relação com Ceni
Sobre a sua relação com o treinador Rogério Ceni, o jovem disse que tudo tem sido bastante tranquilo:
“Minha relação com ele é boa. É um treinador que está sempre no dia a dia dando apoio, orientando. Isso é bom que deixa o atleta entendendo o que ele quer, o que gosta.”