Arboleda, jogador do São Paulo, foi flagrado em uma boate em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na companhia do meio-campista Kendry Páez, de 16 anos, e do atacante Gonzalo Plata, ambos da seleção equatoriana.
Esse incidente provocou críticas ao zagueiro, que afirmou estar em seu tempo livre na ocasião, em uma publicação nas redes sociais com um tom crítico. No entanto, a Federação Equatoriana contesta essa versão.
A festa de Arboleda
As imagens foram divulgadas pela página equatoriana “La Data” e mostram o zagueiro do São Paulo exibindo dinheiro e dançando ao lado de uma mulher.
De acordo com a publicação, a ida de Arboleda para a festa ocorreu um dia antes do amistoso do Equador contra a Itália, no último domingo (24), no qual a seleção equatoriana foi derrotada por 2 a 0.
Arboleda, em suas redes sociais, fez um pronunciamento sobre o caso, ironizando as críticas direcionadas a ele após a divulgação do vídeo. Ele afirmou que estava de folga no dia das imagens e criticou as restrições quanto ao seu lazer.
“A partir de agora, nos meus dias de folga, vou começar a ler a Bíblia, porque nem sequer posso me divertir”, escreveu o zagueiro do São Paulo nas redes sociais, ironizando os comentários sobre a sua ida para a festa.
Federeção nega versão sobre folga
No entanto, a Federação Equatoriana negou a versão de folga, declarando que o período de descanso aconteceu na sexta-feira (22), das 14h às 20h30, período antes da ida de Arboleda à boate.
Em nota oficial, a entidade afirmou que as imagens não refletem os valores da instituição e que serão analisadas para futuras convocações, sem especificar se haverá punições para o zagueiro do São Paulo:
“Diante dos fatos de conhecimento público, a FEF expressa o seguinte:
A delegação oficial teve tempo livre na sexta-feira, 22 de março, das 14h às 2h30, horário que foi cumprido com integralidade.
Foram divulgadas imagens de acontecimentos contrários aos valores e princípios que defendemos e promovemos como instituição, aos quais serão motivo de análise para futuras convocações.
Reiteramos nosso compromisso com o futebol equatoriano.”
Espaço na Seleção Equatoriana
No confronto contra a Itália, Gonzalo Plata iniciou como titular e Kendry Páez entrou em campo durante a partida. Enquanto isso, Arboleda permaneceu no banco de reservas durante todo o jogo. Félix Torres, jogador do Corinthians, ocupou seu lugar em campo.
Já na última quinta-feira (21), a seleção do Equador enfrentou a equipe da Guatemala em um amistoso. Nessa partida, Arboleda começou como titular, com Gonzalo Plata sendo substituído durante o jogo, enquanto Kendry Páez ficou no banco de reservas.
As polêmicas de Arboleda
Esta não é a primeira vez que o zagueiro é visto aproveitando a vida noturna. Recentemente, Arboleda foi flagrado em uma festa durante a pandemia em 2020. A situação, inclusive, causou indignação entre os torcedores do São Paulo, que criticaram o jogador.
Dessa vez, a polêmica ficou ainda maior. O vídeo dos equatorianos em uma boate nos Estados Unidos também gerou repercussão negativa por conta da participação de Kendry Páez.
O jogador tem apenas 16 anos e não poderia estar na casa noturna. Apesar de integrar a seleção principal do Equador, ele é considerado uma das maiores promessas do futebol equatoriano e atualmente defende as cores do Independiente del Valle.