Nesta segunda-feira (25), Dorival Júnior concedeu uma entrevista coletiva. Prestes a comandar o Brasil em seu segundo amistoso, dessa vez contra a Espanha, o treinador comentou sobre o sucesso rápido e garantiu a importância do resultado.
Sucesso na Seleção
O treinador garantiu que confia muito no trabalho da sua comissão e falou sobre o seu sucesso rápido ao longo da Seleção Brasileira:
“De um modo geral, acredito muito no trabalho da comissão. Por incrível que pareça, as pessoas não têm ideia, e nem nós tínhamos, do que representa o trabalho em uma seleção. É muito diferente de clubes, onde você atua no domingo e, a partir da segunda, já começa a pensar em correções de situações de jogo, coisas que aconteceram, melhorar aquilo que foi apresentado.”
O treinador garantiu que existem algumas diferenças na Seleção. “Na seleção é diferente, você tem encontros a meses e meses de distância, em que você terá apenas 10 dias juntos. Fizemos um trabalho primeiro de procurarmos um leque de 50 jogadores que pré-relacionamos”, garantiu.
“Depois, mandamos um vídeo a respeito daquilo que imaginávamos da equipe para que eles pudessem ter um entendimento inicial. Ao recebê-los, com apenas cinco períodos de trabalho, um sexto no dia de hoje, tentamos acelerar esse processo. Muito interessante foi a integração, interação e o entendimento de todos eles”, contou.
Trabalho da Seleção
Dorival comentou também sobre o trabalho da sua comissão técnica:
“Nosso trabalho passa por uma equipe técnica que se dedica demais. Os auxiliares e aqueles que trabalham com as análises nos proporcionam uma condição especial para que possamos apresentar a atletas de alto nível, que de repente possuem uma assimilação um pouco mais tranquila e equilibrada. Acredito que tenha sido muito em cima disso, a repetição de trabalhos nos dará lá na frente um equilíbrio que todos nós queremos encontrar para nossas equipes.”
O treinador ainda apontou como tem sido o começo. “Neste momento, a aceleração desse processo se deu pela empatia dos atletas, a aproximação com todos eles, e acima de tudo a detalhes que fomos tentando corrigir pouco a pouco para que pudéssemos fazer um bom jogo frente a uma das melhores seleções neste momento, muito equilibrada, que requer muitos cuidados, assim como será o jogo de amanhã”, analisou.
O técnico ainda analisou a postura dos próximos adversários. “A seleção espanhola é jovem e, assim como a seleção brasileira, merece respeito pelo que vem desempenhando ao longo dos últimos meses”, comentou Dorival Júnior.
A importância do resultado
O treinador comentou sobre o resultado positivo diante da Inglaterra causa tranquilidade para a seleção brasileira. “Acredito sempre no trabalho para que encontremos resultado. Não acredito em imediatismo no futebol, no futebol não se queimam etapas, estamos em um processo inicial. Qualquer resultado que aconteça, seja uma vitória, não nos tirará do nosso caminho. Uma derrota, tampouco”, afirmou.
O técnico ainda comentou sobre o resultado diante a Inglaterra e Espanha:
“São duas equipes que se respeitam e lutarão pelo melhor resultado, mas não significa que teremos problemas agravados caso o resultado não seja positivo. Temos que ter o equilíbrio dentro da profissão, já que o nível de exigência é muito alto a todos nós. Tudo o que consigamos realizar e que ficará um dia, se Deus quiser, marcado dentro da Seleção, demandará tempo, paciência, tempo, trabalho, dedicação e repetições, isso nos levará à excelência sempre.”