Dorival Júnior começou a sua trajetória na Seleção Brasileira com o pé direito. O treinador garantiu a vitória, por 1 a 0, contra a Seleção da Inglaterra, em Wembley, em Londres.
Nesta segunda-feira (25), Dorival falou sobre a diferença entre comandar um clube de futebol e a Seleção Brasileira. Além disso, ele comentou sobre a atuação e importância de Endrick, autor do gol contra os ingleses.
Diferença entre São Paulo e seleção
Contratado pela Seleção no início deste ano, o treinador destacou o tempo de intervalo entre um jogo e outro. Dentro de um clube, o espaço de tempo é bem curto, o que “prejudica” a recuperação dos jogadores:
“A diferença maior é que, no clube, você joga no domingo e no dia seguinte já começa o trabalho para recuperação do grupo, correções do que foi visto na partida, você continua dentro de campo. Amanhã, quando finalizarmos a partida, independente do resultado, cada um retornará para o seu clube. Nós iremos para o Rio, para a CBF, nos reuniremos, buscaremos erros e acertos, mas sem a possibilidade de no dia seguinte começarmos o trabalho de campo para buscarmos as correções.”
Porém, o treinador destacou que isso pode ser um grande desafio. “Esse talvez seja o maior desafio, é pouco tempo para buscar o equilíbrio para a equipe, e que os jogadores entendam o que você quer passar. Por isso, procuramos acelerar esse processo, para que os jogadores pudessem entender rapidamente”, disse.
Para Dorival, os jogadores entenderam o seu estilo de jogo. “A assimilação foi boa, e os comportamentos respeitados você cumpre funções, assim molda a equipe como quer mudando a função de um ou outro atleta, mas cumprindo os comportamentos que foram pedidos”, apontou.
O comandante ressaltou o trabalho:
“Esse trabalho começou lá atrás. Se dará sucesso também amanhã, só Deus sabe, mas nós procuramos acelerar dessa forma. Foi um posicionamento importante que, para nós, deram resultados essenciais e fundamentais nesse início tão curto de trabalho.”
Desempenho de Endrick
Por fim, Dorival foi questionado sobre a situação de Endrick. Aos 17 anos, o atacante do Palmeiras anotou o gol que garantiu a vitória da Seleção Brasileira diante da Inglaterra. Esse foi o primeiro tento do jovem pelo Brasil:
“O que faz o Endrick especial é a capacidade dele de definição, buscar jogadas que poucos tentariam. Ele é um jogador agressivo, aguerrido, ataca espaços como ninguém, tem uma capacidade única de definição. É um garoto com quem nós temos que ter cuidado, deixar que ele caminhe de maneira natural.”
“Não jogarmos uma expectativa excessiva nas costas de um menino que está começando a carreira e precisa ter no equilíbrio talvez o ponto chave para uma carreira maravilhosa que, com certeza, vai acontecer desde que ele não perca esse “timing” inicial””, seguiu Dorival sobre o jovem.
“Ele complete esse processo de formação que vai ser fundamental daqui para frente. Eu espero que o esse próximo passo dele seja importantíssimo e que tenham cuidados por ele ser um jogador tão especial como é”, completou o comandante da Seleção Brasileira.