Uma semana após a eliminação do Vasco nas semifinais do Campeonato Carioca, Emiliano Díaz concedeu uma entrevista à imprensa nesta segunda-feira (25). Durante o dia, uma parte do treino no CT Moacyr Barbosa foi aberta para os jornalistas.
O filho de Ramón Díaz reconheceu que a derrota para o Nova Iguaçu ainda está fresca e admitiu os erros da comissão técnica. No entanto, garantiu que o Vasco não enfrentará desafios semelhantes aos do ano passado.
“Estão sempre com as mesmas perguntas comparando o que aconteceu o ano passado com esse ano. É outro Vasco, é outro Vasco”, afirmou o auxiliar.
Desempenho de 2023 ficou no passado
Segundo o auxiliar-técnico, o desempenho do Vasco na temporada passada, quando o clube lutou para evitar o rebaixamento, não se repetirá. Para Emiliano, o clube está em uma nova fase, o que mudou completamente a situação:
“Não podemos sempre falar sobre o que aconteceu no ano passado, acabou essa parte. Temos outro time, outra estrutura, o Vasco está crescendo. Não é porque aconteceu no ano passado que vai acontecer nesse ano também, não é assim. Estamos cansados disso.”
Emiliano Díaz também relembrou os comentários que ouviu durante a participação do Vasco na Copa do Brasil. “Quando jogamos na Copa do Brasil, também ouvimos que ia acontecer o que aconteceu no ano passado. Não, não aconteceu. Então temos que deixar isso um pouco”, afirmou.
No entanto, o filho de Ramón Díaz reconhece que o time ainda precisa melhorar em alguns aspectos:
“Temos que melhorar um monte de coisa, estamos melhorando aos poucos. Acho que (o tempo sem jogos) é produtivo para a parte física e afinar um par de coisas que queremos. Esperamos arrancar bem no Brasileirão, estamos muito confiantes.”
Emiliano também entende que os erros são naturais. “Mas o que vai acontecer não nos atormenta, porque vamos errar outra vez, é normal errar. Não justifica o que aconteceu outro dia”, ressaltou.
“Nós, como comissão técnica, achamos que foi uma das piores coisas que fizemos, estamos muito doídos com isso. E temos que botar a cara quando erramos. É assim”, concluiu o filho de Ramón Díaz.
Sem promessas de títulos
Além disso, o auxiliar garantiu que a promessa da comissão técnica não foi sobre títulos:
“A gente nunca prometeu título. Prometemos que íamos brigar até o fim. O que aconteceu outro dia não é normal, mas vamos brigar até onde tivermos possibilidade. Tem que saber que tanto a comissão técnica, o Lúcio e sobretudo os jogadores vamos dar a vida pelo Vasco.”
“Como aconteceu no ano passado, onde fizemos história. De nove pontos para cá era muito difícil, e eles que fizeram isso. Vamos dar a vida até o último momento. Foi o que nos fez ficar no Vasco, então que a torcida acredite até o fim. Essa é a mensagem”, disse Emiliano Díaz.
A demissão de Alexandre Mattos
Na semana passada, o noticiário do Vasco foi dominado pela demissão de Alexandre Mattos. Nos bastidores, o GE apurou que a relação entre o ex-diretor e a comissão técnica não era das melhores. Quando questionado sobre o assunto, Emiliano preferiu não fazer comentários:
“O que aconteceu com Alexandre… Tudo que tinha que falar eu falei internamente, não vou falar nada sobre o que aconteceu. Mas internamente vamos continuar trabalhando, temos que seguir adiante. O Vasco está acima de todos, está acima do Ramón, do diretor… Temos que trabalhar para colocar o Vasco onde merece estar.”