Piquerez, jogador do Palmeiras, foi desconvocado para os amistosos da seleção do Uruguai durante a Data Fifa. O motivo teria sido uma confusão relacionada ao horário do voo em que deveria embarcar para se juntar ao grupo de Marcelo Bielsa.
De início, a federação uruguaia havia informado ao Palmeiras que a viagem do lateral-esquerdo para a Europa seria nesta segunda-feira, às 15h.
No domingo de manhã, entretanto, o Palmeiras e Piquerez foram informados de que o horário do voo tinha sido alterado para o domingo, dia 17, às 15h. Ou seja, a situação exigia um embarque praticamente imediato.
O clube tentou negociar com a federação em busca de outra opção de voo para Piquerez. No entanto, a comissão de Marcelo Bielsa decidiu desconvocá-lo.
A convocação do Uruguai para a Data Fifa
Piquerez estava entre os nomes “reservados” por Bielsa para a seleção do Uruguai. Assim sendo, a lista final foi mantida em sigilo até a apresentação da delegação.
A federação uruguaia explicou que, por ordem da comissão técnica, a lista final é feita assim que “o último jogador reservado” disputar sua última partida possível antes do dia 18 de março, quando a Data Fifa começa.
Uma parte da delegação viajou na quinta-feira, com os atletas locais e a comissão técnica, e o primeiro jogador confirmado na lista foi Randall Rodríguez, do Peñarol, na chegada a San Sebastián, na Espanha.
Os jogos do Uruguai serão contra o País Basco, em 23 de março, no estádio San Mamés, em Bilbao, e contra a Costa do Marfim, em 26 de março, no estádio Bollaert-Delelis, em Lens, na França.
Jogadores do Flamengo foram convocados
Apesar da chegada da seleção uruguaia ao País Basco na última quinta-feira (14), onde enfrentará seu adversário em amistoso no próximo dia 25, os jogadores Varela, Viña, De la Cruz e Arrascaeta, do Flamengo, viajam somente na noite do último domingo para representarem seu país.
O quarteto embarcou para San Sebastián às 20h30 (horário de Brasília). Embora De la Cruz e Arrascaeta tenham se destacado no empate em 0 a 0 com o Fluminense, que garantiu o Flamengo na final do Campeonato Carioca, o grande destaque entre os uruguaios foi o lateral-direito Varela.
O camisa 2 jogou mesmo após apresentar sintomas de um quadro viral, que o deixou bastante debilitado, conforme divulgado inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande.
O GE apurou que o lateral precisou receber uma injeção para poder entrar em campo, e após uma atuação destacada, especialmente no setor defensivo, ele estava extenuado, mal conseguindo conversar.
Não é a primeira demonstração de determinação do camisa 2 nos últimos meses. No ano passado, após um desentendimento com Gerson, ele disputou a semifinal da Copa do Brasil apenas um dia depois do ocorrido, usando uma proteção facial para proteger o nariz quebrado.