O empate por 0 a 0 entre Fluminense e Flamengo confirmou a eliminação do Fluminense na semifinal do Campeonato Carioca, no último sábado (16).
Apesar da falta de finalizações no gol do Flamengo e da visível irritação de Fernando Diniz, houve pontos positivos para o Fluminense, como o retorno de Manoel à equipe titular após nove meses.
Destaque positivo do Fluminense
O zagueiro se destacou como um dos melhores em campo pelo Tricolor. Após a partida, Manoel afirmou que está feliz com o espaço que vem tendo dentro do Fluminense.
“Primeiro feliz, pela atuação do time e por estar começando uma partida depois de nove meses. Muito grato, primeiro a Deus e aos meus companheiros que me ajudaram. A gente fica feliz porque jogamos como o Fluminense joga. Buscando o gol a todo momento”, disse Manoel.
O jogador reconheceu que o elenco não cumpriu com os pedidos de Diniz no primeiro jogo. “Ficamos felizes pela atuação. No primeiro jogo não jogamos bem. Não fizemos o que o Diniz pede. Mas neste jogo a gente fica feliz pela atuação da equipe. É em busca disso que a gente vai”, completou.
O zagueiro Manoel não apenas se destacou no jogo aéreo, mas também mostrou habilidade nos desarmes. Dos 62 passes que tentou, conseguiu completar 57, alcançando uma precisão de 91%. Aos 26 minutos do segundo tempo, ele foi substituído por Alexsander.
Projeção de Manoel para o restante da temporada
Na zona mista do Maracanã, Manoel expressou otimismo em relação à recuperação do Fluminense nas próximas semanas, mencionando conquistas passadas, como a Libertadores de 2023, como inspiração para o futuro.
“O Fluminense ano passado foi um Fluminense que conquistou a Libertadores, que conseguiu fazer grandes jogos. Eu acho que o Fluminense voltou. Fizemos um jogo intenso, muito forte. E vamos em busca de evoluir para fazermos um ano maravilhoso como fizemos ano passado”, disse ele.
Suspensão de Manoel por antidoping
Manoel passou oito meses afastado dos gramados devido a uma suspensão por doping acidental de ostarina, uma substância que afeta diretamente os receptores ligados aos hormônios androgênicos, especialmente a testosterona.
Dessa forma, durante o período de sanção, o zagueiro não pôde frequentar o CT Carlos Castilho ou se encontrar pessoalmente com seus companheiros.
Agora, com a suspensão encerrada, Manoel terá a oportunidade de aproveitar uma “segunda pré-temporada” e buscar uma sequência como titular no Fluminense.
O clube terá 17 dias para realizar treinamentos e recuperar os atletas lesionados, já que o próximo compromisso está agendado apenas para a rodada de estreia da Libertadores, prevista para 3 de abril.
Vale destacar que o sorteio dos grupos da competição sul-americana acontecerá nesta segunda-feira, às 20h (horário de Brasília).