Apesar da eliminação do Campeonato Paulista no último domingo (17), o técnico Thiago Carpini permanece no cargo. Agora, ele terá um período de treinamento mais extenso do que o inicialmente previsto durante a pré-temporada, quando assumiu o São Paulo em janeiro, sucedendo Dorival Júnior.
O próximo jogo do Tricolor marcará a estreia da equipe na Conmebol Libertadores, prevista para a primeira semana de abril. A data exata e o adversário ainda não foram definidos, mas o calendário reserva o dia 3 como referência.
A definição dos rivais do time tricolor no torneio continental ocorrerá na noite desta segunda-feira (18), com o sorteio dos grupos pela Conmebol. O São Paulo está entre os cabeças-de-chave, o que confere uma posição privilegiada na competição.
Até a primeira partida, o Tricolor terá aproximadamente 16 dias sem jogos.
Pré-temporada atípica para o Tricolor
Thiago Carpini assumiu o comando do time e realizou seu primeiro treino no CT da Barra Funda em 13 de janeiro. Sua estreia oficial ocorreu sete dias depois, com uma vitória sobre o Santo André.
O calendário também indica a segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, programada para a semana de 10 de abril, antes da estreia do São Paulo no Brasileirão, agendada para o fim de semana de 14 de abril, contra o Fortaleza, no Morumbi.
Na Copa do Brasil, o São Paulo começará sua campanha na próxima fase, a terceira. Embora ainda não haja uma data definida para o sorteio, os jogos de ida estão previstos para a primeira semana de maio.
Os desfalques para a Data Fifa
Durante grande parte deste período de “intertemporada” forçada, Carpini enfrentará desfalques significativos. Seis jogadores do São Paulo foram convocados por suas seleções para amistosos da Data Fifa, que começam nesta segunda-feira (18) e se estendem até o dia 26.
Foram convocados para as seleções durante a Data Fifa os jogadores Rafael e Pablo Maia (Brasil), Arboleda (Equador), Ferraresi (Venezuela), Bobadilla (Paraguai) e James Rodríguez (Colômbia).
A eliminação no Campeonato Paulista
Pelo segundo ano consecutivo, o São Paulo foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Novorizontino fez história no Morumbi ao garantir sua classificação para as semifinais do torneio. Em um confronto equilibrado e tenso, as duas equipes empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar, levando a decisão para os pênaltis.
Rafael começou defendendo a penalidade de Lucca, porém, a equipe do interior não errou mais suas cobranças. Michel Araújo e Diego Costa desperdiçaram suas chances, chutando por cima do gol.
Por outro lado, Renato converteu o último pênalti para o Novorizontino, mantendo vivo o sonho do título na equipe. Nas semifinais, o Novorizontino enfrentará o Palmeiras.
O jogo estabeleceu um novo recorde de público no Campeonato Paulista, superando outro duelo do São Paulo, desta vez contra o Palmeiras. A partida contra o Novorizontino atraiu um total de 55.197 torcedores ao Morumbis, gerando uma renda impressionante de R$ 4.022.136.