Os testemunhos referentes ao “Caso Lucero“, envolvendo o jogador do Fortaleza, serão conduzidos na Corte Arbitral do Esporte (CAS) em Lima, Peru, agendados para esta quinta-feira (14) e sexta-feira (15).
As sessões serão realizadas de forma híbrida, com alguns depoentes presentes fisicamente e outros participando por meio de videoconferência.
O jogador de futebol do Leão permanecerá no local, optando por fornecer seu depoimento de forma remota. Ele estará disponível para o jogo contra o Retrô na quinta-feira (14) pela Copa do Brasil. O presidente do Fortaleza, Alex Santiago, já partiu para a capital peruana.
O julgamento de Lucero e do Fortaleza
As oitivas serão divididas em três momentos distintos: a primeira envolvendo Lucero, Colo-Colo e Fifa; a segunda com Fortaleza, Colo-Colo e Fifa; e a terceira com Colo-Colo, Lucero e Fortaleza. Além do atacante tricolor, representantes dos dois clubes e da Fifa serão convocados.
Eles serão chamados para prestar depoimento sobre a transferência do jogador argentino para o Leão, um processo que resultou em protestos por parte da equipe chilena e culminou em uma punição inicialmente imposta pela entidade máxima do futebol.
Todos os envolvidos serão ouvidos e as audiências serão analisadas pelos auditores do CAS, que tomarão uma decisão posteriormente. Não há uma previsão oficial para a conclusão do julgamento. O Fortaleza oficialmente declara que “os procedimentos do processo são confidenciais e o clube não fará comentários sobre o assunto”.
O caso
Em abril de 2023, o Colo-Colo tomou medidas legais contra o Fortaleza e Lucero, apresentando uma queixa à Fifa. De acordo com os representantes chilenos, o Tricolor teria supostamente influenciado o atacante a rescindir o contrato que mantinha com o clube, a fim de assinar com o Leão, mesmo que o contrato não contivesse cláusulas que permitissem tal saída.
O foco do Tricolor para a Copa do Brasil
O Fortaleza enfrentará o Retrô na quinta-feira em busca da classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. As equipes entrarão em campo no gramado do Castelão, com o jogo marcado para começar às 21h30 (horário de Brasília). O Tricolor avançou para esta etapa após vencer o Fluminense-PI na primeira fase.
Escobar e Titi retornaram aos treinos, porém ainda não serão incluídos na lista de relacionados. Ambos estavam ausentes devido aos ferimentos resultantes do ataque ao ônibus em Recife. Quanto a Hércules, é provável que ele só retorne à lista de relacionados no final de março.
Vojvoda contará com os retornos de Pikachu e Brítez, que não participaram do empate por 1 a 1 contra o Maracanã na primeira semifinal do Campeonato Cearense.
Com esses retornos, a provável escalação da equipe será: João Ricardo no gol, Tinga, Brítez, Cardona e Bruno Pacheco na defesa; Lucas Sasha, Pochettino e Kervin Andrade no meio-campo; Pikachu, Moisés e Lucero no ataque.
Retorno após ataque
Vale destacar que esse pode ser o primeiro confronto de Escobar e Titi desde o ataque em que o ônibus com a delegação do Fortaleza foi alvo. João Ricardo, que foi um dos mais lesionados, também deve atuar. Vale destacar que o Sport já foi condenado pelo crime e está em fase de recorrer da decisão do TJD.