O atacante Vinicius Junior foi novamente alvo de racismo por parte de torcedores do Atlético de Madrid. Um vídeo divulgado nas redes sociais capturou torcedores do clube espanhol entoando cânticos racistas contra o jogador do Real Madrid, chamando-o de chimpanzé.
Este ato racista ocorreu fora do Estádio Metropolitano, antes do confronto entre Atlético de Madrid e Inter de Milão, pela Champions League, nesta quarta-feira (13).
Atacante do Real Madrid é alvo de ataques racistas
Segundo o jornal “As”, o grupo de torcedores entoou o canto contra Vinicius enquanto aguardava a chegada do ônibus com o elenco do Atlético de Madrid.
Durante um corredor com sinalizadores e fumaça para exaltar o clube com o canto “Alé, alé, aké, Atleti te amo, contigo até o final”, alguns torcedores modificaram a letra para ofender Vini Jr. “Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé”, gritaram.
Reincidência da torcida do Atlético Madrid
Esta não é a primeira vez que Vinicius Junior é alvo de racismo no ambiente do Estádio Metropolitano, casa do Atlético de Madrid, rival local do Real Madrid. Em setembro de 2022, por exemplo, o jogador brasileiro foi chamado de macaco durante o clássico madrilenho no estádio.
Nesta temporada também houve um episódio de preconceito contra o atacante, novamente sendo alvo de ofensas raciais, sendo chamado de macaco, desta vez durante a chegada do Real Madrid ao Metropolitano.
Um dos casos mais chocantes ocorreu em janeiro de 2023, quando torcedores do Atlético penduraram um boneco em um viaduto, simulando o enforcamento de Vinicius Junior, antes de um clássico contra o Real Madrid.
Os responsáveis foram identificados como sócios do clube e receberam suspensão do Atlético, além de serem banidos dos estádios por dois anos e multados em 60 mil euros.
Vinicius Junior tem sido vítima de racismo em várias ocasiões nos últimos anos na Espanha. Sua luta contra a discriminação ganhou maior visibilidade após ele se recusar a aceitar os insultos recebidos durante uma partida contra o Valencia, no Mestalla, em 21 de maio do ano passado.
Este incidente gerou uma grande repercussão, provocou a reação da LaLiga e resultou em um processo ainda em andamento na Justiça Espanhola.
Ataques da torcida do Barcelona
A classificação do Barcelona para as quartas de final da Champions League, que aconteceu ao longo da última terça-feira (12) sobre o Napoli, foi marcada por mais um episódio envolvendo Vinicius Junior, do Real Madrid. O jogador brasileiro foi mais uma vez alvo de injúrias por parte de torcedores catalães.
Essa foi a terceira vez em que o atacante foi alvo dos torcedores do Barcelona. Antes do início da partida, os torcedores blaugranas se reuniram nos arredores do Estádio Olímpico de Montjuïc para entoar o canto “Morra, Vinícius”.
Essa mesma injúria já havia sido proferida em março de 2023, quase um ano antes. Naquela ocasião, grande parte dos presentes no Camp Nou entoou o grito durante um El Clásico, intensificando o ódio logo após um gol do Real Madrid.
No entanto, o Barcelona conseguiu uma remontada e virou a partida, o que desviou o foco da situação. O clube não se pronunciou.