Na última terça-feira (12), o Mundial de Clubes de 2025 definiu seu 21º representante. A eliminação do Napoli para o Barcelona na Champions League assegurou uma vaga para a Juventus. A Velha Senhora conquistou sua participação no torneio da FIFA devido à sua pontuação no ranking estabelecido pela entidade.
Além da Juventus, Palmeiras, Flamengo e Fluminense também estarão na disputa, representando o futebol brasileiro.
A classificação para o Mundial de Clubes 2025
Com a confirmação da Juventus, a Europa já tem definidos 10 dos seus 12 representantes no Mundial de Clubes. Apesar de não estar na disputa atual da Liga dos Campeões, a Juve garantiu sua vaga devido à sua posição no ranking da FIFA.
Atualmente, o clube italiano ocupa a 14ª posição na lista, e por conta das restrições da FIFA, não poderá mais ser ultrapassado.
Embora equipes como Liverpool e RB Leipzig estejam à frente no ranking, as ligas da Inglaterra e da Alemanha já têm dois representantes cada uma. O avanço do Napoli na Liga dos Campeões poderia ameaçar a vaga da Juventus.
Porém, com a confirmação da Inter de Milão como outro representante italiano, o futebol italiano agora tem dois times no Mundial.
O ranking da FIFA leva em consideração o desempenho dos clubes nas principais competições continentais entre 2021 e 2024, a partir da fase de grupos.
O novo formato da competição
O evento ocorrerá nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho. O torneio será composto por oito grupos, cada um com quatro times, que se enfrentarão em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final.
Assim sendo, nesta fase, os confrontos serão decididos em jogo único, seguindo para o sistema de mata-mata. Não está prevista a disputa de terceiro lugar no torneio.
O ranking da FIFA considerará o desempenho dos clubes nas principais competições continentais, como a Libertadores na Conmebol, no período de 2021 a 2024. Esse cálculo começa a partir da fase de grupos de cada torneio. A pontuação atribuída aos clubes é a seguinte:
- 3 pontos por vitória;
- 1 ponto por empate;
- 3 pontos por cada fase que o clube avançar na competição.
O caso da Uefa
No caso da UEFA, a FIFA reconheceu o ranking de coeficientes dos clubes europeus e adotou o modelo de pontuação por desempenho na Liga dos Campeões de forma excepcional apenas para a edição de 2025 do Mundial de Clubes. A pontuação atribuída aos times da Europa para esta edição específica é a seguinte:
- 2 pontos por vitória
- 1 ponto por empate
- 4 pontos por classificação para a fase de grupos
- 5 pontos por classificação para as oitavas de final
- 1 ponto por classificação para as fases seguintes
Os classificados
No Mundial de Clubes de 2025, há um limite de dois representantes por país, a menos que eles tenham conquistado a vaga como campeões continentais. Um exemplo prático disso é o Brasil, que já tem o Palmeiras, Flamengo e Fluminense garantidos como vencedores da Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Portanto, os times brasileiros não podem se classificar através do ranking. Na América do Sul, os clubes classificados pelo ranking, neste momento, seriam o Boca Juniors, o River Plate e o Olimpia.
Essas equipes seriam os representantes sul-americanos no Mundial de Clubes, seguindo as regras estabelecidas para a distribuição das vagas por país e por continente.