Fabrício Bruno foi convocado pela primeira vez e se tornou o sexto jogador do atual elenco a ser chamado para a seleção brasileira enquanto vestia a camisa do Flamengo. Ele é o oitavo jogador rubro-negro a receber tal convocação desde 2019, marcando o início do ciclo vitorioso do clube.
O histórico entre Flamengo e Seleção Brasileira
Nos últimos seis anos, o Flamengo liberou oito jogadores para a Seleção, durante as convocações de Tite, Fernando Diniz e Dorival Júnior. Esses jogadores foram: Gabigol, Bruno Henrique, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Pedro, Ayrton Lucas, Gerson e Fabrício Bruno.
Dois deles, Pedro e Everton Ribeiro, foram inclusive convocados para a Copa do Mundo, representando o Flamengo. Com isso, o clube voltou a ter pelo menos um representante em Copas após 12 anos, desde 2010, quando Kleberson foi convocado por Dunga.
Rodrigo Caio e Everton Ribeiro deixaram o clube no final do ano passado. O zagueiro marcou presença nas convocações durante o segundo ciclo de Tite, entre 2019 e 2021. Enquanto isso, o meia foi convocado em 2020, 2021 e na convocação final para a Copa do Mundo de 2022.
A convocação de Dorival Júnior
Fabrício Bruno foi convocado por Dorival Júnior na última segunda-feira (11), após o corte do zagueiro Marquinhos, que está lesionado. Além disso, Ayrton Lucas também está na lista para os amistosos contra a Inglaterra, no dia 23, e contra a Espanha, no dia 26.
Os convocados são:
- Goleiros: Bento (Athletico-PR), Léo Jardim (Vasco) e Rafael (São Paulo);
- Laterais: Danilo (Juventus-ITA), Yan Couto (Girona-ESP), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto-POR);
- Zagueiros: Beraldo (PSG-FRA), Gabriel Magalhães (Arsenal-ING), Fabrício Bruno (Flamengo) e Murilo (Palmeiras);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham-ING), Casemiro (Manchester United-ING), João Gomes (Wolverhampton-ING), Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Douglas Luiz (Aston Villa-ING), Lucas Paquetá (West Ham-ING) e Pablo Maia (São Paulo);
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Galeno (Porto-POR), Raphinha (Barcelona-ESP), Richarlison (Tottenham-ING), Savinho (Girona-ESP) e Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)
Convocações para outras seleções
Além da presença na seleção brasileira, o Flamengo também marca presença em outras seleções. O atual elenco rubro-negro conta com quatro jogadores convocados pela seleção uruguaia: Viña, Varela, De la Cruz e Arrascaeta, sendo que esses quatro são frequentemente convocados pelo país vizinho. Além disso, Erick Pulgar é uma peça-chave na seleção do Chile.
O Uruguai ainda não fez a convocação para a primeira data FIFA da temporada, mas a expectativa é de que o quarteto rubro-negro seja lembrado pelo técnico Marcelo Bielsa. Esta pode ser a primeira convocação de De la Cruz e Viña enquanto jogadores do Flamengo.
Os números
Desde 2019, o Flamengo contou com outros dois jogadores chilenos que foram convocados pelo seu país: o lateral-direito Isla e o volante Vidal. Além disso, o atacante Berrío e o volante Cuéllar também receberam convocações para a seleção colombiana enquanto atuavam pelo Rubro-Negro em 2019.
Em 2021, o volante Piris da Motta foi convocado para defender o Paraguai. Já em 2019, o lateral-esquerdo Miguel Trauco representou o Peru na Copa América enquanto jogava pelo Flamengo.
Ao todo, desde 2019, o Flamengo já liberou nove jogadores estrangeiros para suas respectivas seleções: Varela, Arrascaeta, Pulgar, Isla, Vidal, Berrío, Trauco, Cuéllar e Piris da Motta. Se Viña e De la Cruz forem convocados, a lista aumentará para 11.