O Fluminense, o presidente Mário Bittencourt e o lateral Diogo Barbosa foram convocados pela Comissão Disciplinar da Conmebol para uma audiência disciplinar na tarde desta quarta-feira (13).
A reunião será realizada online e abordará episódios decorrentes dos jogos contra a LDU na Recopa Sul-Americana, em que o Flu foi campeão.
A atitude da Conmebol
A Conmebol abriu um expediente disciplinar contra Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, devido às críticas feitas ao árbitro Andres Rojas na partida de ida da Recopa Sul-Americana contra a LDU.
Na ocasião, o mandatário classificou a arbitragem como “lamentável” e com “erros grotescos”. Além disso, Diogo Barbosa foi expulso no jogo da volta por reclamação, o que também será abordado na audiência.
No documento registrado pela Unidade Disciplinária da Conmebol, ao qual o ge teve acesso, são utilizadas como base as mensagens postadas por Mário Bittencourt em sua conta no Twitter, no dia 23 de fevereiro. A entidade afirma que essas mensagens tiveram notoriedade a nível global em diversos meios de comunicação.
A reclamação do mandatário
A reclamação do presidente ocorreu devido a um pênalti não assinalado a favor do Fluminense. O lance ocorreu aos 6 minutos do primeiro tempo, quando, após um lançamento de Marcelo, Cano avançou em direção ao gol e foi ao chão dentro da área após um contato com Quiñonez. O jogador reclamou de duas possíveis penalidades: um empurrão e um pisão no tornozelo esquerdo.
A acusação
Na acusação, Mário Bittencourt está sob investigação por violar os artigos 11.2, b), c) e f) do Código Disciplinar da Conmebol. Ele tem até às 13h (horário de Assunção) do dia 11 de março para apresentar sua defesa.
Se for sancionado, Mário será julgado com base no Artigo 6, referente a Medidas Disciplinares. As punições aplicáveis a pessoas físicas são as seguintes:
- a. Suspensão por um determinado número de jogos ou por um período;
- b. Proibição de acesso aos vestiários ou de ocupar lugar no banco de reservas;
- c. Proibição de acesso aos estádios;
- d. Suspensão do exercício de uma ou qualquer função relacionada com o futebol por determinado número de jogos ou por determinado período;
- e. Proibição do exercício de atividades relacionadas com o futebol;
- f. Cancelamento de licença, habilitação, credenciamento ou alvará;
- g. Expulsão de uma competição em andamento e/ou exclusão de competições futuras.
Com dois gols marcados por Jhon Arias, o Fluminense derrotou a LDU no jogo de volta, realizado no Maracanã, garantindo assim o título da Recopa Sul-Americana.