O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) remarcou o julgamento do volante do Cruzeiro, Lucas Romero, para a próxima quinta-feira, dia 14 de março. O jogador foi denunciado devido à sua expulsão no jogo contra o América-MG, ocorrido em 15 de fevereiro, pelo Campeonato Mineiro. A primeira data do julgamento foi adiada.
Na primeira data, o relator Marcelo Peixoto pediu o adiamento do julgamento porque, segundo ele, não conseguiu avaliar as provas de vídeo enviadas pela defesa do jogador.
A expulsão de Lucas Romero
O argentino levou cartão vermelho direto ao acertar o rosto de Rodrigo Varanda com o braço direito, em um lance sem a bola em disputa, no segundo tempo do duelo. Romero foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
A principal denúncia – aquela que prevalece em caso de punição – foi no Artigo 254-A, Parágrafo 1°, Inciso I, que trata sobre “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente” e prevê pena de quatro a 12 jogos de suspensão.
A denúncia foi oferecida pelo procurador Daniel Michel de Souza Bechara. O árbitro André Luiz Skettino percebeu o lance envolvendo Romero no campo de jogo, expulsando-o sem auxílio do VAR. Na súmula, ele relatou a jogada como “com uso de força excessiva”:
“Expulsei este atleta diretamente do campo de jogo por, fora da disputada bola, dar uma cotovelada com uso de força excessiva em seu adversário de número 65 Sr. Rodrigo Santos Varanda, atingindo-o na altura do rosto.”
Zé Ivaldo lamenta expulsão
Zé Ivaldo utilizou as redes sociais para enviar uma mensagem aos torcedores do Cruzeiro. Ele reconheceu o erro, pediu desculpas e fez uma promessa de melhoria. Esse posicionamento reflete a sua expulsão contra o Tombense no último domingo (10), durante a semifinal do Campeonato Mineiro.
Zé Ivaldo foi expulso aos 33 minutos do primeiro tempo, após uma entrada dura no adversário. O VAR, comandado por Emerson de Almeida Ferreira, recomendou a revisão ao árbitro Paulo Cesar Zanovelli, que optou pela expulsão. Minutos antes, o jogador já havia recebido um cartão amarelo.
“Fala, Nação Azul! Estou aqui pra me desculpar pela expulsão no jogo de ontem. Errei, prejudiquei nosso time, mas fiquei feliz com a entrega de todos os meus companheiros e vamos juntos buscar a vaga na final do estadual”, disse o jogador.
“Voltei ao Cruzeiro pra entrar na história deste gigante e vou melhorar neste quesito. Vocês podem confiar. Agradeço o carinho de todos comigo, com minha família e sei que o melhor está por vir”, postou Zé Ivaldo nas redes sociais.