O Coritiba definiu que o atacante Alef Manga voltará aos treinos a partir desta quarta-feira. Ele passará a realizar atividades no CT da Graciosa em turno inverso ao do restante do elenco.
Portanto, caso o grupo sob o comando de Guto Ferreira treine pela manhã, Manga fará o treinamento no período da tarde.
O retorno de Alef Manga
Conforme apuração do Blog da Nadja, o objetivo do Coritiba com a volta de Alef Manga aos treinos no clube é aprimorar a parte física e técnica do atleta, que segue suspenso por conta de manipulação no futebol.
O atacante vai seguir um programa de treinos específicos no CT da Graciosa, sob supervisão da equipe de saúde e performance do Coxa.
O retorno do jogador
A volta de Alef Manga aos treinos foi tema de discussão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após uma consulta feita pelo Coritiba. Após analisar internamente a situação, o STJD respondeu ao Coxa que não é um órgão consultivo, reiterando que o atleta permanece suspenso para jogar.
Além disso, informou que a Procuradoria poderá fazer uma denúncia se entender que houve descumprimento da suspensão.
O STJD não emitiu uma resposta específica sobre se Alef Manga estaria liberado para voltar aos treinamentos. A suspensão do jogador por envolvimento no esquema de apostas ainda está em vigor até agosto.
A decisão do Coxa
O Coritiba decidiu trazer o jogador de volta aos treinos como parte de um programa para aprimorar sua forma física e técnica durante o período de suspensão.
Internamente no Coritiba, a questão também estava sendo discutida. Embora Alef Manga não possa jogar, a possibilidade de retomar os treinos em horários alternativos ganhou força, baseada na argumentação trabalhista apresentada pelo Sindicato dos Atletas, que ressalta que ninguém pode ser impedido de trabalhar.
Segundo a interpretação do Coritiba, a punição apenas impede que o jogador participe de partidas oficiais e frequente as praças esportivas durante os jogos.
Portanto, Alef Manga estaria liberado para treinar com o grupo. O objetivo é agilizar o processo de recondicionamento físico do atacante.
No dia 23 de fevereiro, último dia para regularização, Manga foi inscrito no Campeonato Paranaense. Naquela ocasião, o Coritiba interpretou que o jogador tinha o direito de treinar com os companheiros e frequentar a estrutura do clube.
Havia expectativa de que Alef Manga fosse liberado para retornar aos gramados no final de janeiro, mas o STJD decidiu cancelar as reversões de pena dos jogadores envolvidos na Operação Penalidade Máxima. O órgão determinou que os pedidos só seriam aceitos a partir de abril.
A alegação do Coritiba
O Coritiba alega que o lateral Igor Cariús, também punido na operação, vem treinando normalmente nas dependências do Sport.
O Coxa cita o artigo 172 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz:
“A suspensão por prazo priva o punido de participar de quaisquer competições promovidas pelas entidades de administração na respectiva modalidade desportiva, de ter acesso a recintos reservados de praças de desportos durante a realização das partidas, provas ou equivalentes, de praticar atos oficiais referentes à respectiva modalidade desportiva e de exercer qualquer cargo ou função em poderes de entidades de administração do desporto da modalidade e na Justiça Desportiva”.
Alef Manga foi suspenso por 360 dias, em agosto de 2023, por ter recebido cartão amarelo no jogo contra o América-MG, em 2022. A pena começou a ser cumprida logo após o julgamento pelo pleno no dia 9 de agosto do ano passado. Ele pagou multa de R$ 50 mil e faria doação de cestas básicas em caso de reversão da pena – o que foi cancelado pelo STJD.