O gol de Lucas, que assegurou a vitória por 3 a 2 do São Paulo sobre o Ituano nos acréscimos do jogo em Itu, garantiu a classificação para as quartas de final. Além disso, trouxe alívio para Thiago Carpini, técnico em sua primeira temporada à frente da equipe.
Carpini, em entrevista coletiva, ressaltou a campanha do Tricolor, que encerrou a primeira fase na liderança do Grupo D. Nas quartas de final, o confronto em jogo único será contra o Novorizontino, no Morumbi, no próximo fim de semana, com a data ainda a ser definida pela Federação Paulista.
Balanço da temporada do São Paulo
Durante a conversa com os jornalistas, o treinador destacou o momento vivido dentro do São Paulo. De acordo com Carpini, eles precisaram se reinventar diante das lesões:
“Se a gente colocar um panorama de tudo, tendo de nos reinventar (pelas lesões), fomos a terceira melhor campanha. O sufoco foi porque caímos na chave mais complicada. O São Paulo poderia ter ficado fora com 20 pontos. É o regulamento, apesar que hoje poderíamos estar classificados, vocês sabem do que estou falando”.
“Poderíamos estar hoje em uma situação que o aspecto emocional não pesava tanto, sem ter que jogar pela classificação, já com 21 pontos, para definir a primeira colocação”, completou o comandante.
Carpini ainda destacou os feitos do Tricolor do Morumbis ao longo deste começo de temporada:
“Terceira melhor campanha, quebra de tabu (contra o Corinthians), título (da Supercopa), classificação. Vejo um saldo muito positivo. É tudo o que queremos para o São Paulo? De maneira nenhuma, mas estamos no caminho. É a construção para a temporada, e a competição que nos permite mudar, alterar, ajustar e ver o que temos de melhor. Não podemos fazer isso na Libertadores.”
Foco nas quartas de final
O treinador mencionou que a partida deste domingo proporcionará alguns aprendizados para a sua equipe. “Sempre tem coisas positivas e negativas a se tirar. Foi mais um aprendizado”, disse o treinador, que apontou pontos a serem melhorados:
“Precisamos melhorar o controle de jogo com placar favorável, umas situações que temos trabalhado de maneira bem enfática e tendem a acontecer meio que parecida. Prefiro enxergar o lado positivo das coisas, o aprendizado de não desistir, buscar uma vitória heroica, classificação heroica no último minuto.”
Por fim, Carpini destacou que o time não fez o melhor jogo, mas garantiu que segue tranquilo para o restante da temporada pelo São Paulo:
“Não é porque hoje não fizemos nossa melhor apresentação, e tenho consciência disso, a entrega e disciplina dos atletas me deixam tranquilo para a sequência. Tudo no São Paulo é potencializado, cabe a mim como comandante frear a euforia quando estiver demais e colocar o time para cima quando as coisas não estão acontecendo.”