Dentre todas as novas aquisições do Santos para a temporada, Rómulo Otero, o meia-atacante venezuelano de 31 anos, vem despertando maior desconfiança antes mesmo do início das partidas.
Sua chegada ao clube, vindo do Aucas, do Equador, e experiências recentes sem êxito em Fortaleza e Corinthians, levantou questionamentos sobre sua performance.
O desempenho positivo de Otero no Santos
Após um período de pouco mais de dois meses de trabalho, o jogador conseguiu superar as críticas de uma parcela da torcida. Otero assegurou seu lugar no time titular sob a direção de Fábio Carille e tornou-se um dos principais jogadores do elenco do Santos no Campeonato Paulista.
“Quero ajudar meus companheiros e fazer o Santos voltar de onde nunca deveria ter saído. Da minha parte não faltará compromisso, comprometimento para o time voltar à Série A”, afirmou o venezuelano ao longo da sua entrevista coletiva de apresentação ao Santos.
Elogios de Carille
Até o momento, o meia-atacante tem cumprido suas promessas. Em 11 jogos, marcou dois gols e contribuiu com três assistências. Embora prefira atuar pelo centro ou pela esquerda, Otero tem se destacado atuando aberto pelo lado direito do ataque.
Na última vitória sobre a Inter de Limeira, no sábado passado, foi considerado o melhor em campo na visão de Carille.
“O Otero acho que foi o melhor em campo. Participou, brigou, criou situações, foi para cima, chutou para gol. É o que a gente espera do Otero”, afirmou Fábio Carille, treinador da equipe, ao longo da coletiva após a vitória do Peixe.
Nova função do jogador
Inicialmente, Otero era considerado uma opção para entrar no segundo tempo, começando os três primeiros jogos da temporada no banco de reservas. No entanto, suas boas atuações o colocaram como titular, vencendo a concorrência contra Pedrinho pelo lado direito do ataque.
Com as lesões de Giuliano e Cazares, Otero teve que ser deslocado para a função de armador. Apesar de não conseguir replicar o bom desempenho apresentado como ponta-direita, ele foi responsável, por exemplo, por iniciar a jogada do gol de Morelos contra o São Bernardo, no Morumbis.
A boa fase de Otero também se refletiu na seleção da Venezuela. O jogador foi convocado, juntamente com o volante Tomás Rincón, para os amistosos contra Itália e Guatemala, marcados para o fim de março.