Com exclusividade no Campeonato Paulista neste começo de temporada, o Santos desfrutará de mais uma semana completa para realizar treinamentos e se aprontar para o confronto diante da Portuguesa nas quartas de final da competição.
O primeiro jogo da decisão está marcado para o próximo fim de semana, com data e horário a serem determinados pela FPF.
Preparação para a decisão do Paulistão
Nesse intervalo de tempo sem jogos, o técnico Fábio Carille terá a oportunidade de determinar a escalação da equipe e dissipar incertezas, sobretudo no que diz respeito à lateral esquerda e ao meio de campo do Santos.
Na disputa pela lateral, o treinador enfrentará a decisão entre Felipe Jonatan e Hayner. O primeiro teve um bom início de temporada e foi titular na posição. Além disso, conta com a confiança de Carille, que está na expectativa pela renovação contratual do jogador.
Devido à queda de rendimento de Felipe Jonatan nas últimas rodadas, as atuações menos favoráveis podem proporcionar uma oportunidade para Hayner. Com a chegada de Rodrigo Ferreira para a lateral direita, o jogador agora está diretamente envolvido na disputa por uma posição no lado esquerdo da defesa santista.
Além disso, Hayner está em uma fase positiva. Demonstrando um estilo mais ofensivo em comparação ao seu companheiro de equipe, o lateral tem se destacado como uma opção no ataque, chegando próximo de marcar um gol na última rodada da fase inicial do estadual contra a Inter de Limeira.
Dúvidas no meio-campo
Outra incerteza na mente de Carille está no meio de campo do Santos. O treinador está na expectativa pelo retorno de Giuliano aos treinos com o restante do elenco. No último sábado (9), o meia participou de atividades individuais no gramado, sendo aguardado seu retorno aos treinos com os demais jogadores ao longo desta semana.
No entanto, Giuliano não entra em campo desde o dia 29 de janeiro, no clássico contra o Palmeiras. Sua ausência foi registrada em mais de 80% dos jogos do Santos nesta temporada, e ele ainda precisa recuperar o ritmo de jogo.
Assim, há a possibilidade de Fábio Carille optar por deixar Giuliano no banco de reservas e manter Cazares como titular contra a Portuguesa.
Apesar de ainda não ter consolidado atuações mais consistentes pelo Santos, o equatoriano marcou seu primeiro gol com a camisa do Peixe no último sábado e demonstrou maior participação em campo.
E o ataque
No setor ofensivo, o treinador santista já definiu sua escolha. Julio Furch será o titular contra a Portuguesa, assegurando sua posição após marcar dois gols contra a Inter de Limeira e superar a disputa com Morelos.
Para enfrentar a Lusa, o Santos contará com os retornos do lateral-direito Aderlan e do volante Diego Pituca, que foram preservados devido ao risco de suspensão. Além disso, é esperada a volta do atacante Guilherme, que foi poupado no último sábado devido a um pequeno edema durante um treino.