Ao marcar o gol de pênalti que selou a vitória do São Paulo por 3 a 2 sobre o Ituano, assegurando a classificação do Tricolor para as quartas de final do Paulistão, o meia Lucas Moura fez um comentário em suas redes sociais criticando o regulamento da competição.
Críticas contra o formato do São Paulo
Em uma publicação no canal oficial do Paulistão, o camisa 7 do São Paulo sugeriu que a FPF (Federação Paulista de Futebol) altere a fórmula de disputa do torneio estadual.
Hoje em dia, o campeonato envolve 16 equipes divididas em quatro grupos de quatro times, que não se enfrentam, com a classificação dos dois melhores de cada grupo.
“Esse regulamento precisa ser revisto urgentemente!”, falou o jogador, em um comentário nas redes sociais, sem dar mais detalhes sobre a sua opinião.
A situação do São Paulo no Campeonato Paulista
Até os acréscimos do segundo tempo, quando o placar estava empatado em 2 a 2, o São Paulo estava sendo eliminado do torneio, mesmo com 20 pontos computados. A vitória levou o Tricolor aos 22 pontos, mesma pontuação do Novorizontino, que será seu adversário nas quartas de final em jogo único, no Morumbis.
O São Bernardo, com 21 pontos, ficou em terceiro lugar no Grupo D e não conseguiu a classificação. Em contrapartida, no Grupo A, a Portuguesa avançou para a fase eliminatória, mesmo tendo acumulado apenas dez pontos.
O técnico Thiago Carpini também deu a sua opinião sobre o regulamento do Campeonato Paulista:
“Fomos a terceira melhor campanha. O sufoco (para classificar) foi porque caímos na chave mais complicada. O São Paulo poderia ter ficado fora com 20 pontos. É o regulamento.”
Como foi o confronto
A intensa chuva que atingiu Itu no meio da tarde prejudicou o toque de bola tanto do Ituano quanto do São Paulo no primeiro tempo. Apesar disso, a necessidade de vitória de ambas as equipes proporcionou alguns momentos emocionantes na partida.
O Tricolor abriu o placar aos 18 minutos, em um lance de oportunismo de Ferreira, que aproveitou um desvio de cabeça de Calleri para antecipar-se ao goleiro Jefferson Paulino e marcar. Após o gol, o Ituano não recuou e buscou o empate aos 26, quando Zé Carlos cabeceou com precisão após um cruzamento de Vinicius Paiva.
Demonstrando maior habilidade técnica, o São Paulo retomou a vantagem aos 35 minutos, quando Luciano recebeu um passe de Igor Vinicius e finalizou de esquerda, de primeira, para marcar o segundo gol dos visitantes.
A segunda etapa não apresentou as mesmas oportunidades de gol observadas anteriormente. Com as duas equipes mais fechadas em campo, as chances de marcar foram escassas. De tempos em tempos, uma das equipes tentava um arremate de fora da área.
Mantendo a vantagem, o São Paulo procurou administrar o jogo com passes, em um gramado ainda impactado pela chuva. O Ituano, movido pelo desespero, buscou o ataque de todas as formas possíveis. Aos 36 minutos, em uma rara jogada trabalhada, José Aldo conseguiu um bom chute, mas Rafael fez a defesa em dois tempos.
Sob pressão, o Ituano permaneceu no ataque e teve uma chance de cabeça com João Vialle, mas novamente parou no goleiro. No entanto, aos 43 minutos, Rafael não conseguiu segurar o chute de Zé Carlos após uma falha na defesa são-paulina.
Aos 45 minutos, o São Paulo ainda acertou a trave com Juan. Buscando a classificação, o Tricolor teve um pênalti a seu favor nos acréscimos. O gol de Lucas assegurou a passagem do clube do Morumbis para as quartas de final.