O momento positivo pelo qual o Internacional passa tem três razões principais: Fernando, Thiago Maia e Rafael Borré. Esses reforços estarão disponíveis para Eduardo Coudet no confronto contra o Nova Iguaçu, em Brasília, pela segunda fase da Copa do Brasil, conforme anunciado pelo clube gaúcho.
A direção já recebeu um indício da CBF, mas aguarda a confirmação oficial da entidade para evitar possíveis contratempos. De acordo com o jornalista Vaguinha, a entidade já enviou o ofício e confirmou a possibilidade dos três atuarem.
A situação dos novos reforços do Internacional
Fernando já tinha sua situação regularizada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Dessa maneira, somente uma decisão do técnico Eduardo Coudet o impediria de integrar a delegação.
No entanto, a dupla Thiago Maia e Rafael Borré acabou sendo oficialmente registrada na quinta-feira (7), último dia da janela de transferências, o que, em princípio, seria o suficiente para que atuassem.
A dubiedade da CBF
Acontece que o regulamento da Copa do Brasil apresenta uma ambiguidade, pois estipula que é preciso que o jogador esteja inscrito no BID até um dia antes da fase a ser disputada, e não necessariamente antes do jogo da equipe.
O Sousa-PB conquistou a vitória sobre o Petrolina na última quinta-feira, dia 7, no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil.
O Internacional entrou em contato com a CBF para confirmar a situação e obteve uma resposta positiva. No entanto, reiterou a importância da diligência em relação ao assunto e expressou o desejo de receber um documento formal que assegure a garantia da situação.
Trio já foi apresentado à torcida
Fernando já integrava os treinamentos com o grupo do Internacional há algum tempo. Borré chegou a Porto Alegre na terça-feira (5), recebendo uma calorosa recepção da torcida no aeroporto, enquanto Maia teve sua contratação oficializada na noite de quinta-feira.
O volante, inclusive, desembarcou na capital gaúcha na manhã de sábado (9). O ex-Flamengo participou do primeiro treino com seus companheiros no domingo.
Os três estiveram presentes no Beira-Rio e testemunharam a vitória por 3 a 0 sobre o São Luiz, que assegurou o Internacional na semifinal do Gauchão.
Antes do jogo, foram oficialmente apresentados aos torcedores, posando com camisas que faziam referência ao número de sócios (137 mil atualmente) e foram calorosamente recebidos com carinho pelas arquibancadas.
Apesar da confiança na inclusão do trio na delegação, a possibilidade de começarem como titulares contra o Novo Iguaçu, na quarta-feira (13), no Mané Garrincha, é considerada pouco provável.
O entrosamento do trio com o restante do grupo ainda precisa ser aprimorado, e o time atual vive um momento de alta performance. O Internacional demonstra um excelente desempenho, conquistando a nona vitória consecutiva.
E Bernabei
Alexsandro Bernabei, que ainda não chegou ao Brasil, também estará apto a participar da Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. O argentino ainda não consta no BID, mas, devido à natureza internacional da negociação, está sujeito a um processo diferenciado.
A ação para trazê-lo para o Celtic, da Escócia, foi realizada através do TMS, o sistema digital da Fifa. De acordo com o Regulamento de Status e Transferências de Jogadores da entidade, especificamente no anexo 3 e artigo 11, intitulado “Procedimento e registro de jogadores”.
Fica estabelecido que o Certificado Internacional de Transferências (ITC, na sigla em inglês) “deve ser solicitado no mais tardar no último dia da janela de registros da nova associação para que a transferência ocorra durante aquele período de registro”.