Gatito Fernández tem motivos para celebrar pessoalmente o início deste ano. O goleiro principal do Botafogo reassumiu a posição titular em 2024, alcançando uma sequência notável que o reconduziu à seleção paraguaia.
Dessa forma, após um ano e cinco meses, o arqueiro está de volta a representar com orgulho as cores de seu país.
Gatito volta a ser convocado pelo Paraguai
Sobre a sua convocação para a seleção, o goleiro disse estar muito animado com o momento que vive. “Muito feliz pela convocação após um período longo afastado. Tenho metas na temporada e isso inclui adquirir cada vez mais sequência no Botafogo e voltar a jogar pelo Paraguai”, disse Gatito.
Como líder do Botafogo, Gatito deixou de ser convocado após sofrer uma lesão no ombro em novembro de 2022, o que o obrigou a passar sete meses em recuperação.
Ao retornar à condição física adequada, encontrou Lucas Perri, ex-goleiro do Botafogo, em excelente forma, ocupando a posição de titular.
Retorno à titularidade em 2024
O paraguaio teve algumas participações em 2023 com a equipe reserva, notadamente na Sul-Americana. No entanto, em 2024, Gatito reassumiu o posto de número um na posição, uma vez que Perri foi transferido para o Lyon em dezembro de 2023.
“Todo atleta, principalmente o goleiro, precisa de sequência de jogos para mostrar seu melhor trabalho. Estou tendo isso no Botafogo e cada vez mais confiante para realizar nossos objetivos”, contou o paraguaio ao ‘ge’.
A última vez que Gatito representou seu país foi em setembro de 2022, durante a vitória por 1 a 0 sobre os Emirados Árabes em um amistoso. Ao longo de sua carreira internacional, ele acumulou 18 jogos, participando desde 2013.
Antes de partir para se reunir com seus compatriotas, o goleiro enfrenta sua primeira decisão do ano com o Alvinegro. Na próxima quarta-feira (13), encara o Bragantino no jogo de volta da terceira fase da Libertadores, disputa que define a vaga na fase de grupos.
Vale destacar que o Botafogo levou a melhor e saiu vitorioso no confronto de ida, com um placar de 2 a 1, no Nilton Santos.
O compromisso de Gatito com o Paraguai está marcado para o dia 25 de março, quando enfrentará a Rússia em Moscou, durante a pausa da Data-Fifa. Enquanto isso, o goleiro segue se preparando para o restante da campanha no Campeonato Carioca, assim como na briga para garantir uma vaga para a fase de grupos da Libertadores.
Os convocados para a Seleção Paraguaia
- Goleiros Carlos Coronel (New York Red Bulls-EUA) e Gatito Fernández (Botafogo);
- Defensores: Junior Alonso (Krasnodar-RUS), Robert Rojas (Vasco), Fabián Balbuena (Dínamo Moscou), Omar Alderete (Getafe-ESP), Gustavo Velázquez (Newell’s Old Boys-ARG) e Roberto Fernández (Dínamo Moscou);
- Meias: Andrés Cubas (Vancouver Whitecaps-CAN), Mathías Villasanti (Grêmio), Damián Bobadilla (São Paulo) e Diego Gómez (Inter Miami-EUA);
- Atacantes: Alejandro Romero (Al Ain-EAU), Jesús Medina (Spartak Moscou-RUS), Ramón Sosa (Talleres-ARG), Miguel Almirón (Newcastle-ING), Antonio Sanabria (Torino-ITA), Julio Enciso (Brighton-ING), Adam Bareiro (San Lorenzo-ARG) e Ángel Romero (Corinthians).