Na noite do último sábado (9), o Flamengo venceu o clássico contra o Fluminense. Com gols de Everton Cebolinha e Pedro, o time rubro-negro abriu vantagem para o jogo da volta da semifinal do Campeonato Carioca.
Na coletiva de imprensa após o confronto, Tite e seu auxiliar-técnico, Cléber Xavier, comentaram sobre a alternância da comissão técnica na beira do campo, assim como alguns destaques da equipe.
“Eu, Matheus e Cléber alternamos momentos de orientação, muitas vezes de bola parada. Todos os momentos de bola parada são o Matheus que cuida, eventualmente em situações de bola andando eu e Cléber alternamos até para poupar meu joelho (risos)”, disse Tite.
Igor Jesus: a joia da base
Cléber aproveitou para falar sobre o destaque de Igor Jesus, jovem revelado na base do Flamengo:
“O Flamengo tem por tradição revelar jogadores. Igor fez uma cirurgia no ano passado, se recuperou, trabalhou com a gente na pré-temporada. É importante ter grandes atletas para ensinar algumas coisas. O Sampaio que foi um grande volante é quem tem o cuidado com os jogadores da profissão. O Igor é um grande jogador que vem crescendo, tem muito para evoluir, e é uma grata surpresa. Fez um bom jogo de novo.”
Cebolinha é um dos destaques do elenco
Everton Cebolinha foi o autor do primeiro gol contra o Fluminense. O treinador destacou o trabalho que vem sendo feito pelo jogador. “Eu vou dar só um dado e o Cléber vai falar mais a respeito. Nos últimos quatro trabalhos aqui no Flamengo, sabe quem fez mais gol em média? Vítor Pereira. Isso é para equilibrar as situações. Eu busco olhar o saldo de gols”, comentou Tite, que completou:
“Quando tu olha o saldo de gols você tem uma estatística mais fidedigna. Se a equipe não faz gols, há problema. Se leva muitos gols, há problema. É difícil para caramba. Assim como é difícil vir aqui e ter uma série de jogadores com condições de começar o jogo pela qualidade, trabalho que têm, prateleira que têm. Tenho que optar e eu não curto vitórias na plenitude, porque não consigo dar chances para todos que mereciam.”
“Mas esse trabalho humano eu faço questão de colocar, porque abri a palestra de hoje falando sobre isso. Temos um respeito muito grande a eles”, completou Tite.
Cléber Xavier, auxiliar de Tite, também deu sua opinião sobre as opções disponíveis no plantel flamenguista:
“Nós temos hoje no grupo três externos com característica de um contra um: Cebolinha, Bruno Henrique e Luiz Araújo. Tem o Werton, menino da base que tem treinado bem. Tem a questão de usar meias flutuando, como foi o Victor Hugo hoje. Matheusinho e Nico em outras ocasiões, Gerson também pode fazer. Todos eles têm as suas funções bem determinadas nas três fases do jogo. Eles estão entendendo essas questões de posicionamento ofensivo e defensivo e o ganho é de todos.”