O Flamengo conquistou uma vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca. Os gols foram marcados por Everton Cebolinha e Pedro.
Em coletiva após a partida, o técnico Tite considerou o resultado incontestável, mas ressaltou que a semifinal ainda está em aberto. As equipes se enfrentarão novamente no próximo sábado para decidir a vaga na final.
“Um grande jogo. Um jogo digno da grandeza do Fla-Flu, da qualidade técnica das duas equipes, de uma grande apresentação. E um resultado inconteste. Não dá para avaliar os números agora, não tem jeito. A adrenalina fica projetando uma semifinal ainda aberta.”
Cléber Xavier, auxiliar de Tite no Flamengo, analisou o confronto. “Demos pouca chances ao adversário. Foram poucas finalizações e nenhuma no gol. Fomos efetivos nas opções de ataque, e poderia ter tido alguma situação mais clara”, apontou o profissional da comissão de Tite.
“Mantivemos a média de não tomar gol e fazer dois ou mais gols. Estamos felizes pela grandeza do adversário, mas com a consciência de que sábado continua”, disse o auxiliar.
Classificação encaminhada
Com o resultado, o Flamengo só não se classificará para a final se o Fluminense vencer o segundo jogo com três gols de diferença.
Questionado sobre como manter o grupo motivado e sobre a dinâmica do elenco, o treinador foi transparente e aproveitou para mencionar o Campeonato Carioca do ano passado, no qual o clube abriu vantagem na final e acabou perdendo para o Fluminense.
Tite deu sua opinião sobre o assunto:
“Eu entendo a pergunta. Você usou a conotação de família. Mas não é uma família. Família é sagrada. Pai, filho, mãe, não tem igual. Tem uma relação de profissionais que são transparentes e leais. Que querem trabalhar. E querem merecer através do trabalho. Não quer tirar nada do adversário ou de arbitragem, mas também não quer que ninguém tire o que é seu.”
“É um direito que ela tem. Ela procura dentro do trabalho se fazer merecedora. Às vezes o jogo do desempenho não é o jogo do placar, mas às vezes se traduz. Não temos familiares, temos um grupo extraordinário”, elogiou o comandante do Flamengo.
Flamengo terá novos reforços?
Enquanto se prepara com o elenco atual, o técnico Tite comentou sobre a possibilidade de contratação mesmo após o fechamento da janela de transferência. Existe uma brecha no regulamento que permite a contratação de jogadores que atuam nos campeonatos estaduais entre os dias 1º e 19 de abril.
“Marcos (Braz) falou, tá falado (risos). Há um diálogo constante. Existem situações que podem sempre acontecer dentro do próprio cenário nacional. Mas sempre com sintonia”, cravou o comandante rubro-negro.
Sobre os reforços, o treinador comentou sobre a chegada de Léo Ortiz ao elenco:
“O Flamengo projeta uma equipe a médio e longo prazo. independente do técnico. Tem dois atletas que estão jogando muito e selecionáveis. Tem o David que é um extraordinário jogador. Tem o Bahia surgindo e procurando espaço. Saiu o Pablo e o Rodrigo Caio. Tem que ter na estrutura um jogador desse nível para reposição. O Léo (Ortiz) se encaixa. Tanto no perfil técnico quanto no perfil ”pessoa”.”
O segundo e decisivo confronto ocorrerá no próximo sábado, às 21h (horário de Brasília), no Maracanã. O Flamengo tem a vantagem do empate por ter sido campeão da Taça Guanabara, ou seja, precisa perder por três gols de diferença para ser eliminado.