O Flamengo de Tite em 2024 está cada vez mais consistente, e recentemente conquistou um feito notável ao igualar a maior sequência da história rubro-negra sem sofrer gols.
Com a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense no último sábado (9), pela semifinal do Campeonato Carioca, o time atingiu a marca de 10 jogos consecutivos sem sofrer gols, um momento expressivo para o clube.
A marca do time comandado por Tite atingiu um feito anteriormente alcançado apenas pela geração de Zico no final dos anos 70.
A marca do Flamengo de Tite
A notável sequência do Flamengo começou com o empate 0 a 0 contra a Portuguesa-RJ, quando o grupo principal ainda estava em pré-temporada nos Estados Unidos. Desde então, o time acumulou oito vitórias e dois empates.
Vale destacar, inclusive, o time disputou quatro clássicos ao longo desse período. Além disso, o desempenho ofensivo se destaca, com 21 gols marcados em 10 jogos, resultando em uma média de 2,1 gols por partida.
“A gente no processo defensivo faz a marcação nas três alturas. Fizemos pressão alta, forte. Com todas as formas que eles tem de saída. Na média também estávamos organizados. Na baixa, a gente já vem trabalhando e conforme o adversário a gente muda. Estudamos muito os adversários para isso”, destacou Cléber Xavier, auxiliar de Tite.
“Não é a melhor defesa. É o time. É o time que se defende. Eles tem solidariedade. É o coletivo para jogar, mas também para defender. A gente bate na questão do equilíbrio: quanto menos tomar gol é importante, mas também buscar o gol com a posse. Roubar a bola na frente é levar perigo no adversário. A gente fez bem. Temos evoluído”, completou o profissional, em coletiva.
A sequência do time
- Portuguesa-RJ 0 x 0 Flamengo (Arena das Dunas)
- Sampaio Corrêa-RJ 0 x 3 Flamengo (Mangueirão)
- Vasco 0 x 0 Flamengo (Maracanã)
- Flamengo 1 x 0 Botafogo (Maracanã)
- Flamengo 3 x 0 Volta Redonda (Maracanã)
- Bangu 0 x 3 Flamengo (Batistão)
- Flamengo 4 x 0 Boavista (Maracanã)
- Flamengo 2 x 0 Fluminense (Maracanã)
- Flamengo 3 x 0 Madureira (Maracanã)
- Fluminense 0 x 2 Flamengo (Maracanã)
Marca igual à era de Zico
A última vez que o Flamengo manteve uma sequência tão longa sem sofrer gols foi entre julho e setembro de 1977, considerando jogos oficiais e amistosos. Naquela ocasião, após um empate por 1 a 1 com o Bonsucesso no Maracanã, o time engatou nove vitórias consecutivas e um empate.
Além disso, manteve a sua defesa inviolada ao longo desse período. Essa marca histórica, liderada pelo técnico Cláudio Coutiho, contribuiu para a construção da base da equipe que seria campeã da Libertadores e do Mundial em 1981.
Além da sequência sem sofrer gols entre julho e setembro de 1977, o Flamengo também teve outra marca impressionante, mantendo sua meta invicta em 10 jogos consecutivos entre novembro de 1978 e fevereiro de 1979.
Nessa ocasião, após um empate em 2 a 2 com o Madureira, o time venceu as últimas oito rodadas do Campeonato Carioca de 1978 sem ser vazado.
Essa consistência defensiva continuou no início do estadual da temporada seguinte, totalizando 10 jogos oficiais sem sofrer gols. O Flamengo, naquela época, foi campeão carioca conquistando os dois turnos em 1978.