A saída prematura na fase inicial do Campeonato Paulista pode impactar significativamente o cronograma do Corinthians em 2025. A eliminação no torneio estadual resultou na ausência de uma vaga garantida para a próxima edição da Copa do Brasil.
A alteração nas diretrizes da CBF para a distribuição de vagas pode potencialmente prejudicar o Corinthians em 2025. Ao invés de adotar o ranking da entidade como critério, as vagas agora são atribuídas com base no desempenho nos campeonatos estaduais.
A situação do Corinthians para 2025
A Federação Paulista possui seis vagas designadas na Copa do Brasil, das quais cinco são preenchidas conforme a classificação no Campeonato Paulista. Os quatro semifinalistas asseguram automaticamente uma vaga no torneio, enquanto a equipe de melhor desempenho eliminada nas quartas de final completa a quinta vaga.
A última e sexta vaga na Copa do Brasil, destinada a um clube paulista, está em disputa na Copa Paulista. Essa competição regional ocorre no segundo semestre e foi estabelecida para preencher o calendário das equipes de São Paulo que não participam do Campeonato Brasileiro, proporcionando uma oportunidade adicional
O Corinthians tem a possibilidade de participar do torneio, mas até o momento não emitiu uma manifestação oficial. A última vez que o clube esteve presente na competição foi em 2019, quando optou por utilizar a equipe sub-23.
Os cenários para garantir a vaga
Atualmente, apenas três cenários oferecem a garantia de participação do Corinthians na Copa do Brasil de 2025. Em todos esses casos, a presença do clube depende unicamente do seu desempenho em campo.
São eles:
- Título da Copa do Brasil de 2024;
- Título da Copa Sul-Americana 2024;
- Classificar-se para a Libertadores 2025 via Brasileirão.
Diante desse panorama, o Corinthians necessitaria conquistar o título em pelo menos um dos três campeonatos restantes na sequência da temporada. No cenário menos favorável, a equipe teria como alternativa garantir a classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores.
A participação no Brasileirão
O Campeonato Brasileiro terá início em abril, com vagas reservadas na principal competição sul-americana para os seis primeiros colocados. A possibilidade de ampliação desse número surge caso alguma equipe conquiste a Copa do Brasil, a Conmebol Libertadores ou a Copa Sul-Americana, e simultaneamente esteja entre os seis primeiros colocados. Nesse caso, novas vagas seriam disponibilizadas de acordo com a classificação.
Assim, se o Palmeiras, Bragantino e São Paulo assegurarem vagas na Copa do Brasil através do Paulistão, tornarem-se campeões da Libertadores ou Copa do Brasil, e simultaneamente ficarem entre os seis primeiros colocados no Brasileirão, o Corinthians poderá garantir sua classificação para a Copa do Brasil.
Nesse cenário, novas vagas seriam abertas via competição nacional, proporcionando ao Corinthians a oportunidade de participar do torneio.
O Corinthians, tricampeão da Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), acumula um total de 29 participações na competição, tendo sido vice-campeão em quatro ocasiões (2001, 2008, 2018 e 2022).
Na próxima quinta-feira (14), às 20h (horário de Brasília), no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, o Corinthians enfrentará o São Bernardo em um confronto único e eliminatório, válido pela segunda fase da Copa do Brasil.
Em caso de empate no tempo regulamentar, a definição do classificado ocorrerá através de cobranças de pênaltis.