O treinador interino Fábio Matias alcançou uma marca semelhante à de Luís Castro, ex-técnico do Botafogo, ao conduzir a equipe à vitória por 2 a 1 sobre o Sampaio Corrêa. Os times se enfrentaram no último domingo (10).
Com esse triunfo, o técnico interino, que chamou atenção até da CBF e pode ter uma vaga na Seleção Brasileira, estabeleceu uma sequência positiva de cinco vitórias, feito que só havia sido alcançado pelo português em maio de 2023.
Fábio Matias perto de desempenho histórico
A sequência do ano passado, quando o time era conduzido por Luís Castro, consistiu em sete triunfos consecutivos. Os triunfos aconteceram entre os dias 9 e 30 de abril.
Na ocasião, Castro conduziu a equipe a uma invencibilidade de 15 jogos, com 12 vitórias e três empates. Desde então, o clube não havia conseguido vencer cinco jogos consecutivos.
O Botafogo ainda desfrutou de um período de invencibilidade de 19 jogos, entre junho e agosto, abrangendo diferentes treinadores – além de Castro, também passaram por Cláudio Caçapa e Bruno Lage.
As sequências de Luís Castro aconteceram nas seguintes partidas:
- Botafogo 5 x 2 Audax Rio (Campeonato Carioca)
- Ypiranga-RS 0 x 2 Botafogo (3ª fase – Copa do Brasil)
- Botafogo 2 x 1 São Paulo (1ª rodada – Brasileirão)
- Botafogo 4 x 0 César Vallejo (fase de grupos – Sul-Americana)
- Bahia 1 x 2 Botafogo (2ª rodada – Brasileirão)
- Botafogo 2 x 0 Ypiranga-RS (3ª fase – Copa do Brasil)
- Flamengo 2 x 3 Botafogo (3ª rodada – Brasileirão)
Enquanto isso, o desempenho de Fábio Matias à frente do Botafogo consiste nos seguintes confrontos:
- Audax-Rio 0 x 2 Botafogo (10ª rodada – Carioca)
- Botafogo 6 x 0 Aurora (2ª fase da Libertadores)
- Fluminense 4 x 2 Botafogo (11ª rodada – Carioca)
- Botafogo 2 x 1 Bragantino (3ª fase da Libertadores)
- Sampaio Corrêa 1 x 2 Botafogo (semifinal da Taça Rio)
À frente de Caçapa
No jogo de ida da terceira fase da Libertadores contra o Bragantino na última quarta-feira (6), Fábio Matias igualou a marca de Cláudio Caçapa ao vencer o confronto por 2 a 1.
Em julho de 2023, o brasileiro foi convocado para liderar a equipe após a saída de Luís Castro. Durante esse período, foram disputados quatro jogos, todos resultando em vitórias. Depois disso, Bruno Lage assumiu o comando do Botafogo e alcançou um empate no jogo seguinte.
Desde então, essa era a melhor sequência do Botafogo, que foi superada no último domingo (11), também por Matias.
O novo treinador do Botafogo
O nome do futuro treinador do Botafogo está sendo guardada a sete chaves. Nem o diretor executivo do Glorioso, André Mazzuco, e o CEO do Mais Tradicional, Thairo Arruda, teriam acesso à informação.
O empresário norte-americano John Textor, desta vez, está empenhado em evitar o vazamento do novo comandante alvinegro por parte do Botafogo. Caso ocorra, ele terá a certeza de que a informação surgiu do staff do treinador.
O magnata, John Textor, é o responsável por centralizar as negociações com o novo profissional. Seu principal alvo é um treinador europeu, mais especificamente ibérico.
Nesse contexto, o clube consultou o português Rui Vitória, mas recebeu uma recusa. Outros nomes especulados incluem os também portugueses Carlos Carvalhal e Pedro Martins, além do espanhol Julen Lopetegui.