No seu retorno ao Estádio Mestalla, nove meses após ser vítima de racismo, Vinicius Junior foi alvo de xingamentos como “tonto” pela torcida do Valencia, conforme relatório da La Liga.
Diante disso, a competição encaminhou à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) um documento detalhando os incidentes ocorridos na última rodada do Campeonato Espanhol.
Neste, são mencionados os insultos direcionados ao talentoso jogador do Real Madrid. Vale destacar que também há qualquer referência a atos racistas no relatório.
Os ataques a Vini Jr
Conforme relatado, Vini Jr. foi alvo da torcida do Valencia em pelo menos três momentos durante o confronto no último sábado (2). Já aos oito minutos, torcedores locais entoaram cânticos como “Vinicius, que tonto você é” e “Vinicius, que ruim você é”.
Posteriormente, após ofensas direcionadas ao Real Madrid, a torcida gritou “Tonto, tonto” e repetiu “Vinicius, que tonto você é” mais duas vezes, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos cinco do segundo tempo.
Vinicius Junior marcou dois gols e impediu uma derrota do Real Madrid no Mestalla, destacando-se na celebração do primeiro gol ao erguer o braço com o punho fechado em um gesto antirracista.
Após a partida, uma torcedora brasileira denunciou ter ouvido Vinicius ser alvo de insultos racistas, incluindo a referência a ele como “macaco”, proferidos por torcedores, inclusive uma criança.
Jornal volta a atacar o brasileiro
Dias após a visita de Vinicius Jr. ao Mestalla, o jornal “Superdeporte”, principal diário esportivo de Valência, optou por dar mais foco novamente ao brasileiro. Na capa desta sexta-feira (8), a publicação apresenta o astro do Real Madrid com a manchete “Vinicius dá razão ao Mestalla”.
Na reportagem, exibe uma foto do lance que resultou em um cartão amarelo para o atacante durante o confronto contra o RB Leipzig, pela Liga dos Campeões, na quarta-feira (6). O clube espanhol garantiu a classificação às quartas de final.
No lance em questão, Vinicius Junior se desentendeu com Orbán e empurrou o adversário. O árbitro mostrou o cartão amarelo ao brasileiro, mas muitos torcedores do Leipzig protestaram, sugerindo que o brasileiro poderia ter recebido o cartão vermelho diretamente.
O jornal “Superdeporte” criticou o atacante, fazendo acusações em relação ao confronto contra o Valencia. “O madridista voltou a dar amostras de sua atitude antidesportiva apenas quatro dias depois de agredir Sergi Canón e o auxiliar de Baraja na partida diante o Valendia”, escreveu o jogador.
“O Leipzig e a imprensa da Alemanha denunciam a violêncio do brasileiro e a proteção da arbitragem”, completou a publicação sobre Vini Jr.