Ciente de que Jürgen Klopp é, sem dúvida, seu maior rival na carreira, ou talvez exatamente por essa razão, Pep Guardiola expressa o desejo de que o clássico entre Liverpool e Manchester City, neste domingo (10), não marque o último embate entre os dois treinadores.
Na disputa acirrada pelo título na Premier League, que também envolve o Arsenal, parece que os caminhos de Liverpool e Manchester City não se cruzarão mais nesta temporada. No entanto, Guardiola mantém a esperança de uma “última dança” entre as equipes.
Guardiola proteja encontro com Klopp
Essa possibilidade permanece viva, uma vez que tanto Reds quanto Citizens avançaram para as quartas de final da Copa da Inglaterra. “Na Premier League é a última vez, mas talvez a gente se encontre na Copa da Inglaterra. Vamos ver”, afirmou Guardiola.
O treinador ainda aproveitou para destacar também que, apesar da pausa, a carreira de Klopp não está encerrada:
“Respeito completamente sua decisão (de se afastar), mas tenho a sensação de que ele voltará cedo ou tarde. Não acho que será a última vez (que nos enfrentamos). Ele é jovem, eu também. Sempre foi um prazer (enfrentar Klopp), e será de novo (domingo).”
Ambas as equipes entrarão em campo pela Copa da Inglaterra no próximo fim de semana. O City enfrentará o Newcastle no sábado (9), enquanto o Liverpool jogará no domingo contra o Manchester United, no Old Trafford.
No contexto da Premier League, o clássico deste domingo transcende o duelo entre Guardiola e Klopp. O vencedor encerrará a 28ª rodada no topo da tabela, atualmente ocupada pelo Liverpool, que soma 63 pontos. O City está a apenas um ponto de distância, seguido de perto pelo Arsenal, que acumula 61 pontos.
A rivalidade
Guardiola e Klopp têm travado duelos desde 2013, quando o treinador espanhol assumiu o comando do Bayern de Munique. Na primeira grande decisão entre eles, o treinador do City levou a melhor ao derrotar o Borussia Dortmund de Klopp na final da Copa da Alemanha da temporada 2013/14. No ano seguinte, o Borussia deu o troco ao eliminar o Bayern nas semifinais da Copa.
Os dois treinadores voltaram a se enfrentar em 2016, quando Guardiola assumiu o comando do Manchester City, um ano após Klopp assumir o Liverpool. Desde então, ambos têm acumulado títulos, protagonizando duelos memoráveis e compartilhando o destaque no cenário do futebol inglês.
A vantagem
Guardiola leva vantagem no número de taças conquistadas, acumulando 16 títulos no período, incluindo cinco troféus da Premier League e a tão desejada UEFA Champions League, conquistada na temporada passada.
Klopp, embora com um número menor de taças (oito), deixou sua marca no Liverpool, especialmente ao conduzir o clube ao seu primeiro título da Premier League na temporada 2019/20.
Com isso, o time encerrou um jejum de 30 anos sem o título inglês. Outro grande feito foi a conquista da UEFA Champions League na temporada 2018/19.