Carlitos Tévez perdeu a paciência. O ex-jogador, agora técnico do Independiente, criticou severamente a arbitragem, chegando até a direcionar suas críticas ao tesoureiro da Associação de Futebol Argentino (AFA), Pablo Toviggino.
O treinador desferiu vários ataques após o empate em 2 a 2 com o Barracas Central, durante a partida válida pela Copa da Liga Argentina, na noite da última terça-feira (5).
Tévez reclama da arbitragem após empate
Tévez expressou sua indignação, comparando o resultado da partida a “um ladrão que anuncia seu roubo e concretiza”, declarando que “o futebol argentino está comprometido”.
Além disso, acusou o braço direito do presidente Chiqui Tapia de envolvimento em atividades ilícitas, mencionando “as bolsas que trouxe do Catar e dos amistosos na China”, comentou ele em coletiva de imprensa após a partida:
“Avisei aos jogadores que jogaríamos contra 14. Como sabíamos, esse cara (o árbitro Pablo Dóvalo) é de fazer essas coisas. É como um ladrão que vem na sua casa, diz que vai te roubar e depois vem e rouba. Sempre peço que não me ferrem, não quero que me ajudem. Assim me parece que o futebol argentino hoje está prejudicado.”
Representante da AFA respondeu
Tévez e os jogadores do Independiente manifestaram suas queixas em relação à não expulsão de Alexis Domínguez aos 20 minutos do primeiro tempo, sendo que o atacante do Barracas Central acabou por marcar o segundo gol da equipe pouco antes do intervalo.
Além disso, os jogadores também pediram, sem sucesso, a marcação de um pênalti por toque de mão de Carlos Arce. O árbitro não sinalizou positivamente.
Com Toviggino, houve um troca de críticas nas redes sociais. Ao criticar o ex-jogador, o tesoureiro da AFA fez referências ao incidente em que Tévez quebrou a perna direita de Ezequiel Ham durante uma partida entre Argentinos Juniors e Boca Juniors em 2015.
Além disso, mencionou irregularidades na licitação dos Parques Eólicos, em que Tévez e o ex-presidente argentino Mauricio Macri eram sócios.
Tévez reagiu acusando Toviggino de participação em esquemas ilícitos durante a campanha do tricampeonato da Argentina na Copa do Mundo de 2022, bem como em amistosos da seleção na China.
A equipe venceu a Austrália em Pequim em 2023 e enfrentaria El Salvador e Nigéria no país em março deste ano, se não fosse a desistência do governo chinês devido à indignação pública com a ausência de Messi em um jogo de pré-temporada do Inter Miami em Hong Kong.
“Me parece que tantas idas e vindas a Pilar estão te fazendo perder um pouquinho, Toviggino. Fora a coleção de carros antigos e importados que acumula em Pilar, também enterrar as bolsas que trouxe do Catar e dos amitosos na China. Memória Alibaba”, respondeu Tévez.
Tévez assumiu o cargo de técnico no Independiente em agosto de 2023, marcando o seu segundo trabalho como treinador, após ter comandado o Rosario Central em 2022. O Independiente, conhecido como o Rei de Copas, ocupa a segunda posição na zona A da Copa da Liga Argentina, somando 17 pontos em nove rodadas.