O Grêmio está prestes a realizar uma leve modificação tática em sua defesa para o jogo contra o Brasil de Pelotas no próximo domingo (10). Os times se enfrentam pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho, na Arena, em Porto Alegre.
Dessa forma, com a lesão de Reinaldo, reconhecido por seu estilo ofensivo como lateral, o técnico Renato Portaluppi optará por escalar Mayk, cujo perfil é mais defensivo. Essa mudança tende a influenciar nos comportamentos da equipe tanto com a posse quanto sem a bola.
A decisão de Renato Portaluppi
Com a alteração, a expectativa é de que o setor defensivo fique mais protegido pelo lado esquerdo do Grêmio. No entanto, por outro lado, o jovem Gustavo Nunes pode enfrentar uma redução na parceria para tabelar na linha de fundo pela ponta esquerda.
Com isso, diante dessa situação, Renato deverá realizar ajustes durante os treinamentos da semana para equilibrar a equipe e conseguir a vaga para as semifinais do torneio estadual.
Com a inclusão de Mayk, não se pode descartar a possibilidade de uma alteração também na lateral direita. Afinal, o técnico Renato Portaluppi já expressou sua visão de que João Pedro é um jogador mais voltado para a marcação, uma forma de compensar as incursões ofensivas de Reinaldo pelo lado esquerdo.
Mayk é a grande opção do time
Dado que o ex-defensor do Guarani, Mayk, possui características mais defensivas, o treinador pode optar por promover a entrada de Fábio no flanco direito. Renato Portaluppi expressou seu desejo de contar com o jogador, destacando sua propensão a apoiar mais nas jogadas.
Em uma ocasião específica, na vitória sobre o Palmeiras no Campeonato Brasileiro do ano passado, em 22 de setembro de 2023, o treinador mencionou que Fábio e João Pedro estão no mesmo nível, mas que o ex-Manchester “ataca mais e busca mais os espaços”.
Mayk, de 24 anos, que foi comprado do Guarani em 15 de fevereiro, é conhecido por ter um perfil mais defensivo. Já Cuiabano, de 21 anos, outro lateral do elenco, surgiu nas categorias de base tricolor e se assemelha mais a Reinaldo, sendo ofensivo, a ponto de já ter atuado como meia.
Entretanto, o jovem atualmente está no departamento médico e está previsto para retornar apenas a partir das semifinais, caso o Tricolor avance vencendo o Brasil de Pelotas.
Para o confronto contra o Brasil de Pelotas, válido pelas quartas de final do Gauchão, a provável escalação do Grêmio deve ser: Caíque; João Pedro (Fábio), Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavon, Gustavo Nunes e Diego Costa.
A partida, agendada para domingo (10), ocorrerá às 18h30 (horário de Brasília), na Arena.