A carreira de Paul Pogba pode estar em risco devido à suspensão de quatro anos por doping. O meio-campista da Juventus, que completará 31 anos em março, recebeu a sanção máxima estipulada pelo Código Mundial Antidoping.
A decisão foi tomada após o francês apresentar resultado positivo para testosterona em um exame realizado em agosto de 2023. O clube italiano está atualmente avaliando a situação.
Carreira de Pogba está em perigo
Esta suspensão representa um novo capítulo no longo pesadelo enfrentado por Pogba, que tem sido impedido de treinar com a Juventus desde o anúncio do seu exame positivo. Além disso, o jogador viu seu salário anual, estimado em 8 milhões de euros até 2026 (cerca de R$ 43 milhões pela cotação atual), ser retido pelo clube.
O francês retornou à Juventus em julho de 2022, após seis temporadas no Manchester United, e enfrentou lesões em seu primeiro ano. Desde seu retorno, há um ano e meio, ele participou apenas de 12 partidas.
Deschamps fala sobre suspensão
A suspensão pode representar um golpe fatal para a carreira de um dos melhores jogadores franceses da última década, um pilar fundamental para sua seleção e um talismã nas mãos do técnico Didier Deschamps. O treinador comentou sobre a situação.
“Não imagino nem por um momento que Paul pudesse ter tido a intenção, a vontade de se dopar”, começou o treinador da Seleção Francesa, em um comunicado enviado à imprensa.
“A presença da substância ilícita é incontestável. O que Paul vive há vários meses é muito duro e não posso ficar insensível ao seu sofrimento, levando em conta tudo o que conquistou com a seleção francesa e a relação que nos uniu na seleção”, apontou o técnico.
Por fim, Deschamps disse que está triste com toda a situação envolvendo Pogba. “A situação dele me entristece e espero de todo o coração que possa ser resolvida. De qualquer forma, quero acreditar”, completou ele.
Polêmicas de Pogba
Protagonista da equipe que conquistou a Copa do Mundo em 2018 na Rússia, Pogba foi uma das principais figuras no cenário mundial do futebol antes de entrar em uma espiral negativa, enfrentando desafios tanto dentro quanto fora dos campos.
Na última temporada, ele participou de apenas 10 partidas com a camisa da Juventus, principalmente devido a uma lesão no menisco. Forçado a passar por uma cirurgia, Pogba teve que abrir mão de participar da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
No entanto, fora dos campos, a situação não foi melhor para o jogador de origem guineense. Em março de 2022, Pogba foi alvo de uma tentativa de extorsão por parte de três amigos de infância e dois conhecidos de longa data do bairro onde cresceu, em Roissy-en-Brie, próximo a Paris.
Neste caso de tentativa de extorsão por parte de uma quadrilha organizada, constatou-se que um dos irmãos de Pogba estava envolvido. Além disso, sua mãe, a esposa e até mesmo o agente do jogador foram alvos de ameaças.
Em meados de setembro de 2023, em Paris, Pogba enfrentou uma acareação de cinco horas com cinco dos acusados, indivíduos próximos que eram suspeitos de estarem envolvidos nos incidentes denunciados.