A carreira de Paul Pogba pode ser prejudicada pela suspensão de quatro anos devido a doping. O meio-campista da Juventus, que completa 31 anos em março, foi sancionado com a pena máxima estabelecida pelo Código Mundial Antidoping.
Recentemente, foi detectada a presença de testosterona em um exame realizado em agosto de 2023, o que rendeu a punição ao atleta.
O clube italiano está atualmente avaliando a situação. “Recebemos a notificação do tribunal esta manhã. Tomamos nota da decisão”, afirmou uma fonte interna da Juventus à agência AFP sobre a situação de Pogba.
A situação de Pogba na Juventus
Pogba está vinculado ao time italiano até junho de 2026. A imprensa italiana sugere que a Juventus está considerando uma rescisão unilateral, opção permitida em casos de condenação por doping.
No entanto, Pogba optou por recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). Dessa forma, por enquanto, o jogador ainda mantém sua determinação de prosseguir com sua carreira.
Nas redes sociais, o jogador lamentou a situação:
“Fui informado hoje da decisão do Tribunale Nazionale Antidoping e acredito que o veredicto está incorreto. Estou triste, chocado e desolado por ver tudo o que construí em minha carreira profissional ser retirado de mim.
Quando estiver livre de restrições legais, a história completa se tornará clara, mas nunca tomei conscientemente ou deliberadamente qualquer suplemento que viole as regulamentações antidoping. Como atleta profissional, nunca faria algo para melhorar meu desempenho usando substâncias proibidas e nunca desrespeitei ou enganei colegas atletas e torcedores de qualquer uma das equipes pelas quais joguei, ou contra.
Como consequência da decisão anunciada hoje, irei recorrer perante o Tribunal de Arbitragem do Esporte.”
O teste de doping
No entanto, próximo dos 31 anos, o campeão do mundo de 2018 tem enfrentado um período muito desafiador nos últimos meses. Ele foi suspenso temporariamente em 11 de setembro de 2023.
O teste foi realizado após uma partida entre Udinese e Juventus, correspondente à primeira rodada do Campeonato Italiano, da qual ele não participou.
Pogba solicitou um novo teste, que, menos de um mês depois, confirmou a presença de metabólitos de testosterona.
Para justificar esse resultado positivo no teste antidoping, os representantes do jogador afirmaram que os metabólitos de testosterona acabaram sendo originados de um suplemento alimentar prescrito por um médico consultado pelo jogador nos Estados Unidos.
Recado da empresária
A testosterona, um hormônio associado à fertilidade e sexualidade masculina, promove o desenvolvimento muscular. A empresária de Pogba, a brasileira Rafaela Pimenta, também expressou sua opinião no Instagram.
“Photo dump com um dos meus maiores heróis. Aquele que nunca desiste. Quem se mantém de pé, não importa o que aconteça. Sábio além dos seus anos, limpo para a alma. Na alegria e na tristeza”, escreveu ela nas redes sociais.