Se estamos no início de um novo ciclo e fase de observação, Dorival Júnior recebeu uma boa notícia para sua primeira convocação da Seleção Brasileira: terá a possibilidade de selecionar três nomes adicionais para a lista que será anunciada na próxima sexta-feira (1).
No total, 26 jogadores serão convocados para os amistosos contra a Inglaterra, marcado para o dia 23 em Londres, e contra a Espanha, programado para o dia 26 em Madri.
Decisão da CBF
A decisão da CBF foi tomada após receber uma resposta positiva da Real Federação Espanhola de Futebol em relação ao pedido de disponibilizar mais jogadores da Seleção Brasileira para a partida no Santiago Bernabéu.
A entidade agora está aguardando uma resposta da Federação Inglesa de Futebol (The FA), mas já está confirmado que Dorival Júnior terá à disposição 26 atletas.
O número é idêntico ao que Tite levou para a última Copa do Mundo no Catar, devido aos contínuos impactos da pandemia de Covid-19. Diante desse cenário, a Fifa autorizou a convocação de três jogadores adicionais além do usual.
No ano passado, no entanto, a maioria das convocações incluiu 23 jogadores, exceção feita à convocação da Data Fifa de novembro, devido ao chamado de Gabriel Jesus, em recuperação de lesão.
Aumento da lista de convocados por Dorival
O aumento tem como objetivo proporcionar à comissão técnica liderada por Dorival mais tempo para a observação diária dos jogadores para a seleção brasileira, visando à preparação para a primeira competição oficial que ocorrerá na segunda convocação, em junho: a Copa América.
O treinador, durante uma entrevista à CBF TV, revelou que possui uma pré-lista com nomes que foram observados desde o início de sua gestão na Seleção.
“Pré-definimos um grupo de 50 a 55 possíveis nomes. Todos esses jogadores estão sendo observados, e é natural que aconteça uma alteração com frequência”, afirmou o treinador, que completou:
“A entrada ou saída de um ou dois, não que tenha ligação, mas observamos possibilidades em jogos nos campeonatos regionais no país e jogos importantes fora do país.”
Dorival fala que está de olho
Dorival também reconheceu que os jogadores que atuam no exterior estão em melhor condição para a convocação desta sexta-feira, devido ao desenvolvimento da temporada em seus respectivos clubes.
“Estamos praticamente começando uma temporada no nosso país. Lá fora, os jogadores estão em um nível um pouco diferente. Tudo isso estamos tentando levar em conta no momento de analisar um pouco mais a fundo”, disse Dorival.
A convocação da Seleção, a cargo de Dorival Júnior, está marcada para a próxima sexta-feira (1), às 13h (horário de Brasília), na sede da CBF, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os jogadores devem se apresentar no dia 18, em Londres, com os treinamentos para os confrontos contra Inglaterra e Espanha ocorrendo no centro de treinamento do Arsenal.