Alberto Valentim foi apresentado na última terça-feira (27). O treinador agora passou a comandar, no período da tarde, o seu primeiro treino como técnico do Ituano.
O técnico, de 48 anos, assume a equipe com a missão de evitar o rebaixamento no Campeonato Paulista, ao mesmo tempo em que projeta um trabalho de longo prazo. Essa, aliás, foi uma das motivações de Valentim para aceitar o desafio.
A apresentação de Alberto Valentim
Após passar o segundo semestre de 2023 afastado do futebol, sendo seu último trabalho no Atlético-GO em julho, o treinador, campeão da Copa Sul-Americana pelo Athletico-PR em 2021, comentou sobre sua escolha pelo Ituano:
“Uma das razões foi a estabilidade, esse projeto de médio a longo prazo que é de verdade. Quando se fala de Brasil, na maioria das vezes isso fica da boca para fora, não se concretiza e aqui no Ituano é diferente. Além da estrutura que estou encontrando aqui, o elenco que pode reverter essa situação incômoda no Campeonato Paulista, depois nos fortalecermos e pensarmos na Série B.”
Desafio no Ituano
Alberto Valentim também abordou sua abordagem de trabalho no curto período de tempo que terá até o final da primeira fase do Paulistão.
O Ituano enfrentará decisões cruciais na competição estadual nos dois próximos finais de semana, diante de Inter de Limeira e São Paulo, respectivamente, definindo assim seu destino na atual edição, onde atualmente se encontra na zona de rebaixamento.
“Primeiro é fazer com que os atletas se sintam bastante confortáveis e sabendo que vamos procurar ajudá-los da melhor maneira possível. Treinar bastante, é lógico que são apenas cinco sessões de treinos, mas nesse contexto, são sessões importantes para darmos o início de uma identidade para o Ituano”, disse Valentim.
“Procurar acelerar esse processo ao máximo, conhecê-los ao máximo e eles também conhecerem a minha forma de trabalhar para fazermos esse primeiro grande jogo contra a Inter, porque depois teremos a semana cheia para pensar no São Paulo”, completou ele.
O objetivo
O novo técnico do Ituano afirmou que seu objetivo é tornar a equipe mais equilibrada, garantindo, no entanto, que proporcionará liberdade aos jogadores, especialmente quando a equipe estiver com a posse da bola:
“Equilibrar as fases do jogo. Esse é um trabalho que vamos ter de fazer dividindo essas cinco sessões de treino. Dar total liberdade aos atletas, é lógico que temos alguns conceitos que gostamos e que serão obedecidas taticamente, mas queremos dar total liberdade aos quando tivermos com a bola, com responsabilidade.”
“Fazer um jogo equilibrado, ser um time compacto e aguerrido quando estivermos sem a bola. Sabemos o quão equilibrado é o Campeonato Paulista e temos de estar com a equipe bem equilibrada também, pois os jogos são decididos em detalhes”, completou o treinador.
O Ituano encontra-se na terceira posição do Grupo A, somando seis pontos, e está ocupando a penúltima posição na classificação geral do Paulistão. O time enfrentará a Inter de Limeira no sábado (2), às 20h, no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, pela 11ª rodada da competição.