O São Paulo acabou se tornando a equipe mais internacional em um Campeonato Paulista repleto de jogadores estrangeiros. Com a inclusão de James Rodríguez na lista, devido à saída de Luiz Gustavo por lesão, o Tricolor do MorumBIS atingiu a marca de nove jogadores de diversas nacionalidades em seu elenco.
No geral, segundo informações da Federação Paulista de Futebol, são 38 jogadores estrangeiros registrados nos elencos dos 16 clubes participantes.
São Paulo é o time com mais estrangeiros
Dentre os nove atletas da lista do São Paulo, três provêm da Argentina: Galoppo, Calleri e Alan Franco. Após o São Paulo, o Corinthians se posiciona como o segundo colocado, com sete jogadores. Dessa forma, assim como o Tricolor, no Timão, três deles também são argentinos: Thomas Agustin, Fausto Vera e Rodrigo Garro.
Os demais clubes de grande expressão não ficam para trás. Tanto o Palmeiras quanto o Santos também têm a presença de estrangeiros em seus elencos, totalizando cinco jogadores em cada equipe.
Além deles, clubes como Red Bull Bragantino, Ponte Preta, Botafogo, Água Santa e Portuguesa também contam com atletas estrangeiros participando do Campeonato Paulista.
Os estrangeiros inscritos de cada clube
Ao todo, 38 jogadores na competição não possuem nacionalidade brasileira. Dez países diferentes estão representados: há 11 argentinos, seis equatorianos, cinco uruguaios, cinco colombianos, quatro paraguaios, três venezuelanos, um senegalês, um chileno, um boliviano e um português.
Embora não exista um limite estrito para o registro e inscrição de atletas, o regulamento do Paulistão estipula o número máximo de sete jogadores permitidos na súmula, considerando tanto titulares quanto reservas.
- São Paulo (11): Alan Franco (Argentina), Arboleda (Equador), Bobadilla (Paraguai), Calleri (Argentina), Ferraresi (Venezuela), Galoppo (Argentina), Iba Ly (Senegal), James Rodríguez (Colômbia) e Michel Araújo (Uruguai);
- Corinthians (): Diego Palacios (Equador), Fausto Vera (Argentina), Félix Torres (Equador), Matias Rojas (Paraguai), Rodrigo Garro (Argentina), Romero (Paraguai) e Thomas Agustin (Argentina);
- Bragantino (5): Henry Mosquera (Colômbia), Hurtado (Equador), Igancio Laquintana (Uruguai), Léo Realpe (Equador) e Thiago Borbas (Uruguai);
- Palmeiras (5): Anibal Moreno (Argentina), Flaco Lopez (Argentina), Gustavo Gomez (Paraguai), Piquerez (Uruguai) e Richard Rios (Colômbia);
- Santos (5): Alfredo Morelos (Colômbia), Juan Cazares (Equador), Julio Furch (Argentina), Otero (Venezuela) e Thomas Rincon (Venezuela);
- Ponte Preta (3): Gabriel Risso (Argentina), Luis Haquin (Bolivia) e Paul Villero (Colombia);
- Botafogo-SP (2): Leandro Maciel (Argentina) e Tiago Alves (Portugal);
- Água Santa (1): Andres Robles (Chile);
- Portuguesa (1): Yeferson Quintana (Uruguai).
A decisão do São Paulo
O técnico Thiago Carpini terá a necessidade de realizar o corte de dois atletas para o jogo contra a Inter de Limeira, marcado para esta quarta-feira (28), em Brasília, pelo Paulistão. Apesar do São Paulo ter nove jogadores estrangeiros disponíveis para a partida, o regulamento permite a inclusão de apenas sete na relação.
Nesta semana, o clube registrou a inscrição do colombiano James Rodríguez, e há expectativa de que ele faça sua estreia em campo pela primeira vez com o time em 2024, após resolver as questões relacionadas à sua permanência no clube.
Na última rodada, diante do Guarani, e antes da inscrição de James, o técnico Carpini teve esse problema minimizado devido à suspensão de Arboleda. Essa circunstância possibilitou que Iba Ly, que se destacou na equipe sub-20, fosse relacionado pela primeira vez para a equipe profissional.