O Grêmio utilizará uma equipe reserva na partida contra o São Luiz, em Ijuí, nesta quarta-feira (28), válida pelo título da Recopa Gaúcha.
O técnico Renato Portaluppi permanecerá em Porto Alegre para trabalhar com os titulares, enquanto o auxiliar Alexandre Mendes dirigirá a equipe alternativa.
Grêmio focado na Recopa Gaúcha
Com a ausência de jogos do Gauchão no meio da semana, a comissão técnica do Grêmio planeja aprimorar o entrosamento da equipe principal. Na manhã da última terça-feira (27), o Tricolor realizou o último treino antes da Recopa. No início da tarde, a delegação gremista embarcou para Ijuí.
A escalação do time é uma incógnita, mas a expectativa é que conte com a estreia de Mayk, reforço na lateral esquerda. Diego Costa, outra contratação que ainda não atuou, está sendo preparado para estrear na partida do próximo sábado (2), contra o Guarany de Bagé.
A provável escalação inclui: Caíque (Grando); Fábio, Gustavo Martins, Uvini e Mayk; Ronald, Dodi, Nathan, Galdino e Nathan Fernandes; André Henrique.
De olho no Campeonato Gaúcho
A última rodada da primeira fase do Gauchão não terá interferência para o Grêmio na tabela. O time de Renato tem cinco pontos a menos que o líder Inter e quatro à frente do terceiro colocado. Ou seja, o Tricolor já está classificado na segunda posição.
Contra o Ypiranga, na oitava rodada do estadual, o Tricolor fez o mesmo planejamento e enviou uma delegação repleta de reservas para Erechim. No banco, estavam muitos jovens da base. O mesmo acontecerá contra o São Luiz.
A partida acontecerá às 19h30 desta quarta-feira, no estádio 19 de Outubro, entre São Luiz e Grêmio. Quem vencer conquista o título. Em caso de empate, a decisão será por meio de disputa de pênaltis. O resultado não terá impacto no Campeonato Gaúcho.
Time será reserva em Ijuí
Alexandre Mendes, o auxiliar técnico, estará à frente da equipe alternativa no 19 de Outubro. Enquanto isso, Portaluppi, em Porto Alegre, conduzirá o treinamento com os titulares visando a sequência de jogos decisivos no Gauchão.
O foco é aprimorar o entrosamento com os novos reforços, incluindo Diego Costa, que fará sua estreia no sábado contra o Guarany de Bagé, na Arena.
Diversos jovens da base foram incluídos na lista para reforçar o elenco, como o lateral-direito Igor Serrote, os zagueiros Athos e Viery, os volantes Araújo e Hiago, o meio-campista Cheron, e os atacantes Lian e Jardiel. Este último, que se destacou na última edição da Copinha com nove gols em seis jogos, agora renovou seu contrato.
Campeão da Recopa
O Grêmio participou de cinco edições da Recopa Gaúcha e venceu em quatro ocasiões. O título do ano passado foi especialmente notável devido à estreia de Luiz Suárez pelo Tricolor. O atacante uruguaio marcou três gols na vitória por 4 a 1 sobre o São Luiz, na Arena.
Em 2022, a partida foi realizada durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico Roger Machado escalou uma equipe de reservas para enfrentar o Glória de Vacaria. O jogo marcou o retorno de Kannemann aos gramados, após se recuperar de uma lesão no quadril. O Grêmio venceu a partida por 5 a 0.
Por coincidência, na única derrota do Grêmio na Recopa Gaúcha, o time de transição foi escalado sob o comando de Thiago Gomes. Jogadores como Brenno, Darlan e Ferreira foram alguns dos jovens que participaram do empate em 1 a 1 com o Pelotas, com derrota por 5 a 4 nos pênaltis, na Boca do Lobo.