O Cruzeiro direcionou a maior parte de suas contratações para o mercado internacional. Diante da situação inflacionada das transferências no Brasil desde o início da gestão Ronaldo, o clube mineiro mantém o foco nas ações do mercado internacional.
Dessa maneira, agora com apenas 10 dias restantes para o fechamento da janela de transferências, o clube mineiro continua a sua busca atrás de mais reforços.
As contratações do Cruzeiro na temporada
Dos nove anúncios realizados até o momento pelo Cruzeiro, incluindo a contratação do técnico Nicolás Larcamón, sete envolvem transferências internacionais. Além do treinador, três reforços vêm da América do Norte, duas da Europa e uma da Ásia:
- Gabriel Verón, que estava no Porto (Portugal)
- Jose Cifuentes, que estava no Rangers (Escócia)
- Juan Dinenno, que estava no Pumas (México)
- Lucas Romero, que estava no León (México)
- Nicolás Larcamón – León (México)
- Rafa Silva, que estava no Jeonbuk Motors (Coreia do Sul)
- Villalba, que estava no Argentinos Juniors (Argentina)
A lista será ampliada com o anúncio do argentino Álvaro Barreal, que chega por empréstimo do Cincinnati FC (Estados Unidos). O jogador já está em Belo Horizonte desde o fim de semana, com o Cruzeiro pagando cerca de R$ 1 milhão pelo empréstimo de uma temporada.
As contratações do Brasil, registradas nesta janela, foram apenas duas: Léo Aragão (Bragantino) e Zé Ivaldo (Athletico-PR). No caso do zagueiro, o acerto ocorreu ainda no ano passado, com o defensor treinando na Toca da Raposa no final do Campeonato Brasileiro de 2023.
Mercado brasileiro inflacionado
O Cruzeiro também buscou peças no país, mas vem encontrando o mercado inflacionado. A gestão Ronaldo já ressaltou, por diversas vezes, que não entra em leilão, nem ultrapassará o limite financeiro.
“Enquanto não tiver regulação, enquanto não tiver um fair play financeiro, vai ser uma loucura, porque os clubes gastam sem necessariamente atuarem de maneira alinhada com sua capacidade de gerar receita”, destacou Pedro Martins.
Durante a coletiva, que aconteceu no começo deste ano, Martins pontuou que os valores de mercado estão ‘exorbitantes’ nas negociações. “E isso faz com que valores como vocês estão acompanhando aconteçam, valores completamente exorbitantes”, completou ele.
Negociação com Marlon
Até 7 de março, além de anunciar Barreal, o Cruzeiro também está atrás de peças ofensivas. Um nome para atuar pelo lado direito do ataque é procurado. O setor ofensivo vem sofrendo com lesões e saídas neste começo de ano.
Ao mesmo tempo, o time pode sofrer um grande baque. Uma das peças mais importantes do elenco do Cruzeiro desde 2023, o lateral-esquerdo Marlon pode deixar a Toca da Raposa. As negociações pela sua renovação “esfriaram”, e o clube tem, teoricamente, um tempo-limite para resolver essa situação.
O portal ‘o TEMPO Sports’ apurou com pessoas ligadas ao staff do atleta que houve conversas iniciais para o vínculo ser estendido, porém, elas não avançaram. Seu contrato se encerra em dezembro de 2024, ou seja, a partir de julho ele poderá assinar um pré-contrato com outro clube e deixar o Cruzeiro sem custos.
Constantemente, aparecem outros times interessados no jogador de 26 anos, tanto do exterior, quanto do Brasil; recentemente, São Paulo, Internacional e Bahia sondaram a sua situação. O clube celeste não comenta negociações.