O Coritiba anunciou que solicitará esclarecimentos ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) antes de reintegrar Alef Manga ao elenco profissional. O jogador foi inscrito no Campeonato Paranaense na última sexta-feira (23).
Dessa forma, o clube considera que o atleta tem o direito de treinar com os companheiros e frequentar a estrutura do clube. No entanto, Manga permanece suspenso pelo órgão por conta do seu envolvimento em um esquema de apostas.
Coritiba quer entendimento da situação de Manga
O Coritiba acredita que a punição imposta ao jogador o impede apenas de participar de partidas oficiais e frequentar praças esportivas durante os jogos. Portanto, segundo o entendimento do clube, Alef Manga estaria liberado para treinar com o grupo.
Com a eliminação precoce na Copa do Brasil, o elenco terá semanas livres de trabalho com o técnico Guto Ferreira. Assim sendo, o clube paranaense busca acelerar o processo de recondicionamento físico do jogador.
Jogador pode treinar no CT?
Há uma segunda interpretação jurídica que sugere que o jogador não pode usar as instalações do clube no dia a dia para treinamentos, segundo informações apuradas pelo ge.
O advogado que representa o atleta, Levy Leonardo de Luna Monteiro, publicou uma nota desautorizando o retorno de Alef Manga aos treinos:
“Até a decisão final do STJD, o atleta Alef Manga está oficialmente desautorizado a participar de qualquer atividade relacionada ao futebol profissional ou treinamentos nas dependências do Clube Coritiba ou de qualquer outra instituição esportiva. Esta medida visa não apenas cumprir as diretrizes legais e éticas, mas também garantir a integridade do processo desportivo e a justiça nas decisões.”
O STJD decidiu cancelar as reversões de pena dos jogadores envolvidos na Operação Penalidade Máxima, adiando a possibilidade de Alef Manga retornar aos gramados pelo Coritiba. Os pedidos só serão aceitos a partir de abril.
A nota do Coritiba
O Coritiba vem a público para informar que as medidas adotadas na data de ontem (23) relacionadas ao atleta Alef Manga estão embasadas na legislação vigente e em parecer jurídico desportivo emitido por renomado escritório de advocacia especializada.
Esclarece que a reativação do contrato de trabalho do atleta é prerrogativa exclusiva do Clube, independente do STJD.
Informa que o Regulamento Específico do Campeonato Paranaense não contém nenhuma vedação à inscrição do atleta, embora o mesmo permaneça inabilitado para atuar em face da decisão vigente do STJD.
A deliberação de reintegração do atleta às atividades do departamento de futebol profissional está em conformidade com o disposto no artigo 172 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Contudo, para sanear qualquer visão divergente a respeito disto, a reintegração do jogador às atividades do departamento de futebol profissional será precedida de pedido de esclarecimentos perante o STJD, que será protocolada pelo Clube nesta próxima segunda-feira (26).
O jogador ainda não se pronunciou de forma oficial sobre a situação em que vive com o Coritiba.