Com a calculadora em mãos, o Corinthians precisará depender de uma combinação específica de resultados nas rodadas finais do Campeonato Paulista para manter as chances de avançar às quartas de final.
Para que o Corinthians ainda mantenha as chances de classificação, a Inter de Limeira não pode vencer o São Paulo nesta quarta-feira (28), em Brasília, em jogo adiado da quinta rodada.
A situação do Corinthians no Paulistão
A situação é simples: com apenas dez pontos em dez jogos, o Corinthians está quatro pontos atrás da Inter de Limeira. Se a equipe do interior vencer o jogo atrasado, alcançará os 17 pontos, tornando-se inalcançável para o Timão nas duas rodadas finais. Atualmente, o Red Bull Bragantino lidera o grupo com 18 pontos.
Se a Inter de Limeira empatar ou perder no jogo do meio de semana, o Corinthians precisará vencer suas partidas contra Santo André e Água Santa, além de torcer por resultados desfavoráveis dos concorrentes diretos, para manter as chances de classificação.
Na última posição do Grupo C, o Corinthians necessita que Mirassol e Inter de Limeira tropecem nos jogos restantes. A dupla, atualmente, está empatada na segunda e terceira colocações da chave com 14 pontos cada.
Dessa forma, para garantir a classificação do clube alvinegro, não pode somar três pontos ou mais, uma vez que os corintianos só podem alcançar no máximo 16 pontos ao término da fase de grupos.
Apenas os dois melhores de cada grupo avançam para a fase mata-mata no Campeonato Paulista. Portanto, o Corinthians precisa garantir uma das duas primeiras posições no Grupo C para continuar na competição.
O Corinthians e seus concorrentes
A decisão para a classificação ou eliminação do Corinthians já começa no jogo atrasado da 5ª rodada do Paulistão:
- 28/2: Inter de Limeira x São Paulo
Logo depois, pela 11ª rodada, o Corinthians, além de enfrentar o Santo André, precisa ficar ligado em outros três jogos:
- 2/3: Corinthians x Santo André
- 2/3: Portuguesa x Mirassol
- 2/3: Inter de Limeira x Ituano
- 3/3: Bragantino x Santos
Já pela 12ª rodada, o Corinthians precisa vencer o Água Santa e torcer para resultados negativos de seus concorrentes diretos pela classificação às quartas de final. Os jogos são:
- 10/3: Água Santa x Corinthians
- 10/3: Guarani x Bragantino
- 10/3: Mirassol x São Bernardo
- 10/3: Santos x Inter de Limeira
Derrota para a Ponte Preta
No último domingo (25), o Corinthians perdeu para a Ponte Preta. Apesar das 26 finalizações do Timão contra apenas quatro da equipe adversária, a persistência não se traduziu em sucesso na Neo Química Arena.
Iago Dias abriu o placar aos cinco minutos a favor da Ponte Preta, enquanto o Corinthians pressionou até o fim, sem conseguir reverter a situação, resultando na vitória da equipe visitante por 1 a 0.
Jogadores como Wesley, Maycon, Romero, Rojas e até Félix Torres – que acertou a trave – tentaram marcar, mas esbarraram na falta de ângulo, na marcação intensa da Ponte Preta ou nas excelentes defesas do goleiro Pedro Rocha.