No Clássico dos Clássicos contra o Náutico, neste sábado (24), pelo Campeonato Pernambucano, os jogadores do Sport vestiram a camisa do Fortaleza. A atitude do Leão acontece após o ataque sofrido pelo ônibus do Tricolor.
A ação dos jogadores foi feita como gesto de solidariedade ao time cearense. O ônibus do Fortaleza foi alvo de pedras e bombas após a partida na Arena de Pernambuco na última quarta-feira (21). O confronto teve lugar nos Aflitos.
“Nosso maior rival é o crime. Quem ataca o futebol, ataca todos nós”, dizia uma faixa, que foi segurada pelos jogadores do Sport antes da partida contra o Náutico.
Um símbolo de apoio, solidariedade e paz. 𝗡𝗢𝗦𝗦𝗢 𝗠𝗔𝗜𝗢𝗥 𝗥𝗜𝗩𝗔𝗟 𝗘́ 𝗢 𝗖𝗥𝗜𝗠𝗘. pic.twitter.com/p9mp2hauMJ
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 24, 2024
Mariano Soso também se pronuncia
O treinador do Sport, Mariano Soso, fez declarações antes da partida e deu sua opinião sobre o incidente que aconteceu com o Fortaleza:
“Com o pensamento crítico, nós repudiamos energicamente todo ato de violência. Não são os valores que nos representam, nem que tentamos construir dentro e fora de campo.”
O que aconteceu com o Fortaleza
Após o empate com o Sport pela Copa do Nordeste, ao deixarem o estádio, membros da delegação, diretoria e equipe de apoio do Fortaleza foram alvo de bombas e pedras, lançadas por torcedores do time pernambucano que estavam identificados por estarem “vestidos de amarelo”, relatou o CEO do Leão do Pici, Marcelo Paz.
Seis jogadores do Fortaleza ficaram feridos, exigindo encaminhamento para um hospital em Recife. Entre os casos mais graves, o goleiro João Ricardo necessitou de seis pontos na cabeça, enquanto o lateral-esquerdo Escobar sofreu um trauma cranioencefálico.
Outros envolvidos no ataque perpetrado pela organizada do Sport, como o zagueiro Titi, o lateral-direito Emanuel Brítez, o volante Lucas Sasha e o lateral-esquerdo Dudu, apresentaram ferimentos de natureza mais leve.
A obra na BR-232, nas proximidades do Atacadão dos Presentes, localizado no bairro do Curado, teria sido utilizada como ponto de origem para o ataque violento contra a delegação do Fortaleza.
Punição ao Sport
Em decorrência dos acontecimentos contra o Fortaleza, o Sport atuará sem a presença de sua torcida, com portões fechados, como visitante em competições sob a jurisdição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Essa decisão foi tomada após o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, deferir um pedido da Procuradoria, em resposta a uma medida cautelar solicitada pelo órgão.
Treino aberto
O Fortaleza realizou neste sábado um treino aberto para a torcida, às 16h (horário de Brasília), no Centro de Excelência Alcides Santos. Este foi o primeiro contato com os torcedores após o atentado ao ônibus do clube em Recife, ocorrido na última quarta-feira.