As primeiras horas do final de semana do Gre-Nal 441, clássico entre Grêmio e Internacional, foram marcadas por grande expectativa, com a possibilidade de uma reviravolta relacionada ao VAR no Gauchão. No entanto, a decisão foi tomada.
Dessa maneira, o jogo seguirá normal. O duelo está marcado para este domingo (25), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Beira-Rio, como parte da 10ª rodada do Gauchão, sem a presença do árbitro de vídeo.
Jogo será sem auxílio do VAR
Na noite de quinta-feira (23), a dupla Gre-Nal protocolou em conjunto um ofício na Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A intenção dos clubes era sugerir uma modificação no regulamento do Campeonato Gaúcho, que, atualmente, estipula o uso do recurso de vídeo a partir das quartas de final.
No entanto, o pedido não será atendido. Em contato com a reportagem do ge, a FGF explicou que para ter o árbitro de vídeo no clássico de domingo seria necessário que a empresa responsável pela viabilização do VAR tivesse capacidade para atender à demanda, além de obter uma resposta positiva dos outros 10 clubes participantes do Gauchão.
Desde a solicitação dos clubes, a FGF já indicava nos bastidores a dificuldade da empresa responsável em atender à demanda em um curto espaço de tempo. Além disso, havia a intenção de cumprir o que foi acordado anteriormente e estava previsto no regulamento.
A decisão da FGF
De acordo com a FGF, a decisão de utilizar o árbitro de vídeo a partir das quartas de final do Gauchão foi unânime entre os clubes durante o Conselho Técnico da competição, realizado em 29 de novembro.
A FGF apontou também que “a decisão por não ter o VAR na primeira fase não foi da Federação, mas sim dos clubes que concordaram que a primeira fase seria sem o auxílio do árbitro de vídeo, sem exceção aos clássicos (como Gre-Nal ou Ca-Ju)”.
Histórico do Gre-Nal com VAR
Este será o primeiro clássico desde 2020 sem a utilização da arbitragem de vídeo. O último sem o recurso foi o Gre-Nal 427, que aconteceu no Estádio Beira-Rio e válido pela Libertadores, com vitória do Grêmio por 1 a 0.
Desde então, o VAR foi sempre utilizado nas disputas de Gre-Nal. Ao todo, foram 21 clássicos, com 11 vitórias do Grêmio, cinco vitórias do Inter e cinco empates.
Sem a presença do VAR, em sete jogos desde que o recurso foi disponibilizado, ocorreram três vitórias do Grêmio, duas vitórias do Inter e dois empates.
Para o clássico de domingo, Anderson Daronco será o árbitro principal, com o auxílio dos assistentes Rafael da Silva Alves e Maira Mastella Moreira, além de Jonathan Giovanella Vivian como quarto árbitro. O confronto também contará com um quinto árbitro, Fagner Bueno Cortes.
Os Gre-Nais sem VAR desde o uso da tecnologia
- Grêmio 3 x 0 Inter – Gauchão (GreNal 414)
- Inter 2 x 0 Grêmio – Gauchão (GreNal 415)
- Grêmio 0 x 0 Inter – Brasileirão (GreNal 416)
- Inter 1 x 0 Grêmio – Brasileirão (GreNal 417)
- Grêmio 0 x 0 Inter – Libertadores (GreNal 424)
- Inter 0 x 1 Grêmio – Gauchão (GreNal 425)
- Inter 0 x 1 Grêmio – Libertadores (GreNal 427)