Luciano Juba é uma presença regular nos jogos do Bahia em 2024, tanto como titular quanto como reserva. Sendo um jogador de confiança de Rogério Ceni, o ala reconheceu, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (20), as dificuldades defensivas em seu estilo de jogo e se comprometeu a trabalhar para se tornar cada vez mais versátil para o Tricolor ao longo desta temporada.
“A questão da lateral é que eu sou um pouco mais ofensivo mesmo. Desde o tempo que eu jogava de fato na lateral, eu tinha essa dificuldade na marcação, na parte defensiva”, disse o jogador, que completou:
“Venho trabalhando no dia a dia, para que a gente possa estar cada vez mais se fortalecendo. Não só no ataque que tem que melhorar também, na parte defensiva ainda mais, para que a gente possa ajudar o Bahia da melhor maneira possível dentro de campo.”
Juba começou como lateral
Juba iniciou sua carreira como lateral, porém, durante sua passagem mais recente pelo Sport, seu clube formador, ele começou a atuar mais avançado e se tornou uma das peças-chave do time pernambucano na temporada passada.
Luciano Juba, atualmente no Bahia, revelou que está se empenhando nos treinos para se tornar um jogador ainda mais versátil, visando a capacidade de atuar até mesmo como meia:
“O professor Rogério vem sempre me usando na posição de lateral nos treinamentos, que é a posição que mais sou usado nos jogos. Mas também trabalho pelo lado esquerdo na linha da frente e por dentro, no meio-campo. O professor sempre está conversando para eu ficar atento, e quando for preciso jogar em alguma dessas outras posições eu estar preparado.”
É importante destacar que desde que conquistou uma vaga na equipe na reta final de 2023, ainda sob o comando de Rogério Ceni, Juba tem atuado como ala mais avançado pela esquerda, demonstrando intensa presença na linha de fundo.
Foi dessa forma, inclusive, que ele proporcionou uma bela assistência para Everton Ribeiro marcar o segundo gol do Bahia no clássico Ba-Vi.
Após a derrota no clássico, o Bahia sofreu sua segunda derrota consecutiva fora de casa e buscará se recuperar às 20h desta quarta-feira (horário de Brasília) contra o Moto Club, em um jogo eliminatório válido pela primeira fase da Copa do Brasil. O Tricolor possui a vantagem do empate no confronto, que ocorrerá no Nhozinho Santos, no Maranhão.
“Acho que temos que chegar lá e fazer um grande jogo. Sabemos que é um jogo de eliminação. A gente está bastante focado para chegar lá e fazer um grande jogo para garantir a classificação, que é o mais importante neste momento”, pontuou Juba.
Derrota no Ba-Vi
O jogador também destacou o impacto da derrota no clássico Ba-Vi:
“A gente trabalha para vencer todos os jogos, infelizmente não estamos tão bem fora de casa, mas seguimos trabalhando. Sabemos que a qualquer momento podemos virar a chave e estar vencendo fora de casa. Amanhã já vai ser uma partida muito importante para conquistar o triunfo e engatar uma boa sequência como visitante.”
“A gente assimilou que não fez um bom jogo. Não jogamos como estamos acostumados e aconteceu o que aconteceu. Saímos perdendo, viramos, mas não conseguimos impor nosso ritmo, como estamos acostumados. Infelizmente tomamos a virada no fim, mas isso é consequência. Agora é trabalhar, focar no jogo de amanhã e, mais para frente, mostrar para o nosso torcedor que a gente pode trabalhar ainda mais firme no próximo clássico”, concluiu Juba.