A apenas 17 dias do encerramento da janela de transferências, o Vasco segue ativo no mercado. A concentração é em fortalecer o setor de ataque. Mesmo após anunciar oito contratações, o clube continua em busca de um atacante para completar as prioridades nesta primeira janela do ano.
Atualmente, a expectativa é que mais um reforço chegue até o encerramento da janela de transferências. A decisão dependerá das oportunidades disponíveis, podendo ser um atacante de lado/segundo atacante ou um centroavante.
Vasco quer acertar com atacante
Um dos jogadores que está sendo considerado pelo Vasco é Luciano Rodríguez, atualmente no Liverpool-URU; No entanto, as chances de concretização são mínimas. O atacante esteve próximo de fechar contrato com o Feyenoord, da Holanda, mas a negociação encontrou obstáculos no último minuto.
O departamento de futebol acompanha Luciano desde o final do ano passado. Ao mesmo tempo, o Cruz-Maltino esbarra nos elevados valores envolvidos, que reduzem as chances de contratar a promessa do Uruguai.
Estabelecido em dezembro do ano passado, o orçamento do Vasco para contratações foi aumentado duas vezes durante a janela. Assim sendo, caso o clube decida contratar um atacante, será necessário realizar outra alteração.
Investimento em contratações
Com o anúncio da contratação de Juan Sforza, anunciado na última segunda-feira (19), o Vasco figura entre os times que mais gastaram em contratações em 2024. Ao todo, o time investiu cerca de R$ 100 milhões em reforços durante a atual janela de transferências.
O valor é quase equivalente ao montante gasto na primeira janela de 2023. Esse investimento foi possível por meio do “valor líquido” obtido nas vendas de Gabriel Pec e Marlon Gomes, que foi reinvestido no futebol.
Anteriormente, a prioridade estava voltada para a contratação de um jogador para o meio de campo. Com a venda de Pec para o Los Angeles Galaxy, o clube necessitou buscar uma reposição no mercado, resultando na aquisição de Adson, que estava no Nantes, da França.
Com a negociação de Marlon Gomes, o Vasco teve que direcionar sua atenção novamente para o meio de campo. Os recursos da venda viabilizaram a contratação de Sforza, por aproximadamente 5 milhões de dólares (R$ 25 milhões).
Remanejamento do orçamento
Agora, visando reforçar novamente o ataque, o clube precisará mais uma vez ajustar o orçamento. A chegada do reforço não está confirmada, mas a SAF reconhece que, para contratar um atacante, é essencial trazer alguém com características distintas dos jogadores já contratados, como David e Adson.
A menos de três semanas do encerramento da janela, muitos jogadores já estão integrados em seus respectivos clubes ou já foram objeto de negociações. O desafio do Vasco está em identificar um nome adequado, em que haja interesse mútuo entre o clube e o jogador, possibilitando a concretização do negócio.
Nos casos de Pedro Henrique e Breno Lopes, por exemplo, a análise indicou que os valores envolvidos não se alinhavam com o perfil desejado para as contratações.
Segunda janela de 2024
No ano passado, por conta das circunstâncias da campanha no Brasileirão, o Vasco teve que ampliar o orçamento originalmente previsto para a segunda janela de transferências. A correção de curso foi fundamental para que o clube evitasse o rebaixamento no final da temporada.
Neste ano, há espaço para investimentos na janela de julho, mas a SAF projeta um cenário significativamente diferente de 2023. A expectativa é de que ajustes pontuais possam ser realizados.
No entanto, não se espera uma abordagem semelhante à do ano passado, quando o Vasco teve que antecipar parte do aporte da 777 Partners para fortalecer o elenco e contratar mais dez reforços, sendo cinco com status de titular.