O zagueiro Manoel está, finalmente, livre para atuar pelo Fluminense. Após cumprir uma suspensão de oito meses, ele poderá voltar a vestir a camisa do clube carioca já na Recopa Sul-Americana.
Manoel recebeu uma suspensão preventiva por doping, ao testar positivo para a substância “ostarina” após um exame realizado após a vitória por 5 a 1 sobre o River Plate, no Maracanã.
O jogo aconteceu durante a fase de grupos da Conmebol Libertadores em 2 de maio. Vale destacar que, apesar de não ter participado da partida, seu nome foi selecionado aleatoriamente pela entidade para a realização do teste.
Ansiedade no retorno ao Fluminense
Ansioso para voltar a viver o clima de jogos, ver a torcida de perto e estar em campo, Manoel também se sente campeão da Conmebol Libertadores. Até porque participou da campanha vitoriosa do Fluminense ao longo de 2023.
Por mais que não tenha entrado em campo no jogo em que foi testado no doping, participou dos 90 minutos da derrota tricolor para The Strongest, na altitude de La Paz.
Coincidentemente, poderá estar em campo novamente em um estádio com ar rarefeito. Em ocasiões assim ele tem uma estratégia inusitada.
“Joguei três vezes na altitude. Duas pelo Athletico-PR, uma pelo Fluminense. Eu procuro aquecer muito. Tentar cansar já no aquecimento. Mas lá é diferente. A bola fica mais rápida, a reação é diferente. Eu tento cansar mais rápido no aquecimento para cansar menos na hora do jogo e ir me controlando”, comentou Manoel.
Retorno de Manoel terá concorrência
Agora, Manoel enfrentará o desafio não apenas de superar o período sem jogar e a falta de ritmo, mas também a concorrência no Fluminense.
Apesar de não contar mais com o capitão Nino atuando no lado direito da zaga, ele se depara com outro candidato à posição de titular na defesa tricolor que já estava no elenco, além de um reforço adquirido nesta janela de transferências.
“Estou me preparando. O Felipe Melo fez um ano brilhante, Thiago Santos tá jogando bem demais, tem o Antônio Carlos que chegou… Estou feliz por estar de volta e vou respeitar todo mundo. Mas vou buscar o meu espaço para jogar”, destacou o zagueiro.
Com Manoel presente em Quito e relacionado para uma partida pela primeira vez desde junho de 2023, o Fluminense enfrenta a LDU nesta quinta-feira (22), no primeiro confronto da Recopa Sul-Americana.
O jogo terá início às 21h30 (horário de Brasília). O jogo de volta está agendado para a próxima quinta-feira, dia 29, também no mesmo horário, porém no Maracanã. Importante destacar que não será utilizado o critério do gol fora de casa como desempate.