Peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2023, Endrick retorna ao Palmeiras após não garantir a titularidade na seleção brasileira e não conseguir a classificação para as Olimpíadas de Paris.
Em entrevista coletiva após o empate com o Santo André na última segunda-feira (12), no Bruno José Daniel, Abel Ferreira comentou sobre o retorno de Endrick e elogiou Flaco López e Rony.
O que disse Abel Ferreira?
O treinador destacou a diferença entre atuar pelo Palmeiras e pela Seleção Brasileira. “Vamos recebê-lo, fazer todos os testes. Uma coisa é o que se passa na seleção, outra coisa é o que se passa no grupo”, afirmou Abel Ferreira.
O técnico ainda destacou o empenho de Flaco e Rony ao longo do desfalque de Endrick. “Temos dois jogadores (Flaco e Rony), que estão jogando muito bem. As escolhas são sempre feitas vendo o que é melhor para o Palmeiras como um todo”, afirmou.
Abel Ferreira ainda expressou a opinião de que a campanha desfavorável do Brasil no Torneio Pré-Olímpico não afetará o psicológico de Endrick. “A parte psicológica tem que falar com ele. Quando você vai para uma competição onde tem muita expectativa…”, afirmou ele.
“É um jogador mentalmente forte. Os jogadores no futebol brasileiro estão habituados com isso, em serem ídolos e depois dizimados pela imprensa”, comentou ele.
Eficiência do Palmeiras
Na entrevista coletiva, após o tropeço do Palmeiras no Campeonato Paulista, o treinador português destacou que a “eficiência” da sua equipe é o principal aspecto que precisa ser aprimorado no momento.
“Eu acredito nos jogadores, hoje jogamos melhor, mas como falei várias vezes: o futebol é eficácia. Tivemos de tudo para fazer o segundo gol hoje. Competir em mais alto nível é estar sempre concentrado, quem entra tem que estar sempre ligado, quem joga tem que estar sempre ligado”, afirmou ele.
O português destacou algumas melhorias que o time precisa fazer. “Algo que temos que melhorar é nossa eficiência. Ano passado éramos a equipe que mais produzia, que mais vezes conseguia criar chances de gol. Como foi hoje. Futebol é isso”, completou o treinador.
“Temos que estar mais concentrados nos últimos minutos e ser eficientes. Posso sentar aqui e falar o que vocês quiserem, se nós criarmos 5 oportunidades e não fizermos gols, vamos sofrer. Futebol é assim, não vou dar voltas”, destacou Abel Ferreira.
“Volto a repetir, é um elenco que tem no meio de campo para posição 5 e 8 vários (jogadores). E para a posição de 10 temos um jogador super-pronto, que é o Veiga, e temos que perceber que por muito que eu queira colocar o Luis (Guilherme), temos que dar tempo, o próprio Jhonatan (Jhon Jhon). É uma posição que nós gostávamos de ter outra opção para 10”, elogiou.
Calendário do futebol brasileiro
Com uma sequência extensa de jogos desde o início da temporada, Abel também retomou as críticas ao calendário do futebol brasileiro.
“Nós já temos tantos adversários e é mais uma dificuldade que vamos ter que superar essa questão de não jogar em casa. Mas mais importante do que isso é a quantidade de jogos que temos agora. Não sei porque o Palmeiras vai ter 5 jogos seguidos de 2 em 2 dias”, finalizou.