O volante Raniele, do Corinthians, provocou a torcida do Santos ao ser substituído no clássico alvinegro nesta quarta-feira (7). Os dois times se enfrentaram na Vila Belmiro, onde o Timão saiu derrotado por 1 a 0. A partida foi válida pelo Campeonato Paulista.
Provocação de Raniele ao Santos
Enquanto deixava o gramado, aos 31 minutos do segundo tempo, o jogador se virou para as cadeiras numeradas da Vila Belmiro e decidiu mandar uma provocação para a torcida do Santos. Sem se preocupar, Raniele formou a letra A com os dedos.
O gesto feito pelo volante do Corinthians, um dos principais rivais do Peixe, faz referência ao rebaixamento do Santos. No ano passado, o Peixe foi rebaixado da Série A para a Série B do Brasileirão pela primeira vez na história do clube.
Como foi a derrota do Corinthians
O clássico alvinegro desta quarta-feira teve o Santos como vencedor. Sob os olhares de Neymar, na Vila Belmiro, o Peixe ganhou por 1 a 0 do Corinthians. Com o resultado, o Timão acumulou a quinta derrota consecutiva e permanece na zona de rebaixamento do Paulistão. O gol foi anotado por João Schmidt, de cabeça, durante o primeiro tempo.
Com o resultado, o Santos atinge 15 pontos em 18 disputados e mantém a liderança geral do Paulistão (com jogos a mais do que São Paulo e Palmeiras). O Peixe também é o primeiro colocado do Grupo A, com uma vantagem de 11 pontos sobre o Ituano.
Por outro lado, o Corinthians conta apenas com três pontos e ocupa a penúltima posição na tabela do campeonato. O Timão é o lanterna do Grupo C, ficando atrás de Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira.
Presença de Neymar
Neymar assistiu ao clássico de um camarote na Vila Belmiro. O ídolo do Santos chegou ao estádio por volta dos 29 minutos do primeiro tempo e foi calorosamente ovacionado pelo público, que entoou seu nome e solicitou seu retorno ao clube.
Neymar beijou a camisa alvinegra e compartilhou uma postagem nas redes sociais afirmando que estava “em casa”.
A partida
O Santos foi dominante nos primeiros 48 minutos e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem ainda maior do que 1 a 0. Os anfitriões desfrutaram de maior posse de bola (54% x 46%) e também registraram mais finalizações (7 a 2).
No entanto, o primeiro lance de perigo veio do Corinthians. Aos 3 minutos, Maycon foi acionado dentro da área e acabou atingido por um chute de João Schmidt, em uma disputa de bola. A arbitragem optou por seguir o jogo, gerando revolta entre os torcedores corintianos.
O Peixe tinha espaço para trocar passes e envolver a marcação adversária. O gol parecia ser uma questão de tempo e veio aos 22 minutos, após uma cobrança de escanteio perfeita para João Schmidt cabecear para as redes. Guilherme e Willian também criaram oportunidades de perigo, mas não conseguiram ampliar o marcador.
O Corinthians apresentou melhora na segunda etapa, conseguindo manter maior posse de bola. Mesmo assim, a equipe comandada pelo interino Thiago Kosloski continuou enfrentando dificuldades para criar oportunidades.
O Santos diminuiu o ritmo, mas teve uma boa chance de marcar o segundo gol aos 26 minutos, quando Aderlan fez um cruzamento fechado, superou Cássio e acertou o travessão. Em busca do empate, o Corinthians promoveu a entrada de alguns ex-titulares, como Yuri Alberto, Rojas e Fausto Vera.
Entretanto, nos minutos finais, os visitantes geraram oportunidades de perigo com Rodrigo Garro e Rojas, mas não conseguiram evitar a quinta derrota em seis partidas em 2024.