O Comitê de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) rejeitou o pedido do Barcelona e manteve o segundo cartão amarelo recebido por Vitor Roque. A situação aconteceu durante a vitória do clube catalão sobre o Alavés, por 3 a 1, pela La Liga, no último sábado (3).
Multas também foram aplicadas aos Culés e ao jogador, de 350 euros e 600 euros, respectivamente. O atacante brasileiro foi expulso em decorrência da infração aos 27 minutos do segundo tempo e terá que cumprir uma partida de suspensão, desfalcando o Barcelona.
Vitor Roque é desfalque para o Barcelona
Com base em imagens da jogada, uma disputa de bola com o defensor Rafa Marín, do Alavés, o Barcelona alegou que o árbitro Martínez Munuera não tinha motivo para apresentar o cartão amarelo por “jogada temerária”, argumentando que Vitor Roque não atingiu o rival.
O Barcelona, atualmente em terceiro lugar na La Liga, buscou a anulação da suspensão automática. Dessa forma, a intenção do clube catalão era em manter a disponibilidade de Vitor Roque para enfrentar o Granada.
O jogador, com a decisão da federação, ficará de fora da próxima partida do clube pelo Campeonato Espanhol, no próximo domingo (11). No entanto, ainda cabe recurso no Comitê de Apelação, ponto que o time espanhol deve entrar em ação.
A expulsão de Vitor Roque
Vitor Roque permaneceu em campo por apenas 13 minutos. Sua entrada ocorreu aos 14 minutos do segundo tempo, substituindo o volante Gündogan. Quatro minutos depois, o jogador brasileiro marcou o terceiro gol do Barcelona. Aos 22 minutos, recebeu um cartão amarelo após derrubar um adversário ao disputar a bola.
A situação polêmica envolvendo o atacante brasileiro, que foi adquirido após destaque no Athletico-PR, ocorreu apenas três minutos após o primeiro cartão amarelo. Em uma disputa de jogada com Rafa Marín, Vitor Roque pulou para evitar o carrinho frontal do adversário.
Apesar de o pé do brasileiro, que chegou no início do ano no Barcelona, ter apenas raspado a perna de Marín, o defensor ficou no chão reclamando da entrada. A situação acabou resultando na expulsão de Vitor Roque com o segundo cartão amarelo.
Na súmula, o árbitro justificou o segundo cartão amarelo a Vitor Roque, afirmando que, “no minuto 72 (27 do segundo tempo), o jogador número 19, Vitor Hugo Roque Ferreira, foi punido por ‘golpear com o pé a perna de um adversário de maneira temerária'”.
Vitor Roque é destaque
No último sábado, Vitor Roque marcou novamente na vitória por 3 a 1, fora de casa, sobre o Alavés. O jovem atacante de 18 anos mostra ter inspiração suficiente para brilhar e se tornar mais um brasileiro de sucesso no Barcelona.
Com potencial para se tornar uma referência no Barcelona no futuro, Vitor Roque, além de se inspirar, pode trilhar o caminho para fazer parte de uma lista brasileira muito especial. O Top 10 dos brasileiros com mais gols pelo Barça conta com nomes de peso, como Ronaldinho e Ronaldo Fenômeno.