O anúncio da contratação do atacante Leandro Damião pelo Coritiba para a temporada de 2024 está prestes a ser oficializado. A diretoria e os representantes do jogador estão em processo de troca de documentos para finalizar os últimos detalhes antes de concluir o acordo.
A expectativa é que o atleta compareça ainda nesta semana para realizar exames médicos e formalizar a assinatura do contrato, que terá validade até o final da temporada. O centroavante, que virou destaque após passagem pelo Internacional, estava livre no mercado após passagem pelo futebol japonês.
Coritiba está negociando com Leandro Damião
A análise interna realizada pela diretoria e comissão técnica indica que Leandro Damião atende a todas as características desejadas para a posição, alinhando-se com o perfil buscado para ocupar a posição de camisa 9, desde que foi decidida a não continuidade do argelino Slimani.
Inclusive, o atual treinador do Coxa, Guto Ferreira, teve uma conversa direta com o atacante para auxiliar no processo de convencimento. Em 2017, ambos trabalharam juntos no Internacional.
Naquele ano, o Colorado participou da Série B do Brasileiro, competição de destaque para o Coritiba nesta temporada, conquistando o vice-campeonato e o acesso. Durante essa campanha, Leandro Damião registrou 17 jogos e marcou oito gols.
A carreira do centroavante
Aos 34 anos, Leandro Damião rescindiu seu contrato com o Kawasaki Frontale, do Japão, onde acumulou 178 jogos, 71 gols e 24 assistências. Desde então, o atacante recebeu propostas de diversos clubes brasileiros, da Turquia e da China.
Além de suas passagens pelo time japonês e pelo Internacional, o jogador também teve experiências em clubes como Atlético de Ibirama, Marcílio Dias, Tubarão, Santos, Cruzeiro, Bétis e Flamengo.
No Japão, Leandro Damião conquistou duas vezes a J-League, uma Copa do Imperador, uma Copa da Liga Japonesa e duas Supercopas do Japão. Além desses feitos, o brasileiro possui em seu currículo uma Copa Libertadores (pelo Internacional).
Também pelo Internacional, o centroavante conquistou uma Recopa Sul-Americana. Além disso, tem em seu currículo quatro títulos estaduais, sendo três gaúchos e um carioca, este último conquistado pelo Flamengo.
Pela seleção brasileira, Leandro Damião conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, onde terminou como o artilheiro da competição, com seis gols.
Na equipe principal, Damião acumula 17 jogos e três gols marcados. Ele chegou a ser convocado para a Copa das Confederações de 2013, mas foi cortado devido a uma lesão muscular.
Futebol japonês
Desde 2018, Leandro Damião vinha atuando pelo Kawasaki Frontale, do Japão, destacando-se com 178 jogos, 71 gols e 24 assistências. No início de 2024, o atacante rescindiu seu contrato com o clube japonês.
Aos 34 anos, Damião soma 580 jogos e 225 gols ao longo de sua carreira nos diversos clubes em que esteve presente. Agora, inicia um novo capítulo em sua trajetória, representando o Coritiba.