Richarlison atingiu a marca de 10 gols nesta temporada da Premier League, com os dois anotados no empate entre Tottenham e Everton. Ele agora é o brasileiro com o maior número de gols nas cinco principais ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália).
Destaque nas principais ligas da Europa
Richarlison alcançou a marca de 10 gols na atual temporada da Premier League em 20 jogos. Um ponto notável é que nove desses gols foram marcados nas últimas nove partidas da competição.
Dessa forma, o atacante conseguiu balançar as redes em todas as quatro rodadas mais recentes. Com isso, o jogador, que se recupera de uma má fase na carreira, estabeleceu uma sequência recorde em sua carreira na liga.
Nos últimos jogos da Premier League, Richarlison anotou dez gols:
- Everton 2 x 2 Tottenham – 2 gols
- Tottenham 3 x 2 Brentford – 1 gol
- Manchester United 2 x 2 Tottenham – 1 gol
- Tottenham 3 x 1 Bournemouth – 1 gol
- Brighton 4 x 2 Tottenham – Nenhum gol
- Tottenham 2 x 1 Everton – 1 gol
- Nottingham Forest 0 x 2 Tottenham – 1 gol
- Tottenham 4 x 1 Newcastle – 2 gols
Brasileiros ficam para trás
Até o momento, nenhum outro jogador brasileiro que participa das cinco principais ligas da Europa (Bundesliga, La Liga, Ligue 1, Premier League e Serie A) conseguiu atingir a marca de 10 gols na atual temporada.
No entanto, Richarlison não é o jogador brasileiro com mais gols na elite da Europa, se levados em consideração também os gols por outras competições. O líder nessa artilharia é João Pedro, do Brighton – jovem revelado pelo Fluminense.
Top-10 jogadores com mais gols nas principais ligas da Europa
De acordo com o ‘ge’, os artilheiros das cinco principais ligas da Europa, levando em consideração todas as competições, são:
- João Pedro – Brighton: 19 gols (8 na Premier League), em 32 jogos
- Rodrygo – Real Madrid: 12 (7 em La Liga), em 32 jogos
- Vinicius Junior – Real Madrid: 11 (6 em La Liga), em 20 jogos
- Richarlison – Tottenham: 11 (10 na Premier League), em 23 jogos
- William José – Betis: 10 (6 em La Liga), em 27 jogos
- Gabriel Jesus – Arsenal: 8 (4 na Premier League), em 23 jogos
- Matheus Cunha – Wolverhampton: 8 (6 na PL), em 26 jogos
- Douglas Luiz – Aston Villa: 7 (6 na Premier League), em 33 jogos
- Savinho – Girona: 7 (5 em La Liga), em 26 jogos
- Gabriel Martinelli – Arsenal: 6 (4 na Premier League), em 26 jogos
Ajuda psicológica
É importante destacar que o atual bom momento de Richarlison aconteceu depois de o camisa 9 admitir que estava buscando ajuda psicológica devido a problemas pessoais, que estavam afetando seu desempenho profissional.
A situação de Richarlison ganhou destaque quando o jogador chorou no banco da Seleção Brasileira após não conseguir marcar contra a Bolívia, em uma partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Na presente temporada da Premier League, o Pombo deu a volta por cima e acumula agora nove gols nos últimos nove jogos, estabelecendo-se como o segundo principal artilheiro do Tottenham, ficando atrás apenas de Son Heung-min, que possui 13 gols.
Erling Haaland, do Manchester City, e Mohamed Salah, do Liverpool, compartilham a liderança na artilharia da competição. Ambos os jogadores contam com 14 gols marcados até o momento.