O atacante Lázaro chegou na noite da última segunda-feira (5) ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para finalizar sua transferência para o Palmeiras. A previsão é que ele se apresente na Academia de Futebol na terça-feira (6) para realizar exames médicos e conhecer os novos companheiros de equipe.
Lázaro, que estava no Almería, da Espanha, não entrou em campo no último sábado (2). Ele chega ao Palmeiras por meio de um contrato de empréstimo válido por uma temporada. As imagens da sua chegada foram capturadas pelo canal “BTB Sports”.
Cláusula sobre o Mundial de Clubes de 2025
O contrato do Palmeiras incluirá uma cláusula para manter Lázaro durante o Mundial de Clubes, caso seja a vontade de Abel Ferreira. As informações são do colunista Rafael Reis, do Uol.
O jogador, com passagem pelo Flamengo, assinará um contrato de empréstimo válido até o final de 2024, com a possibilidade de renovação prevista até meados de 2025.
A intenção é garantir a permanência do atacante no clube para a competição que ocorrerá no meio do próximo ano, em um formato inédito, com a participação de 32 times de todo o mundo, que se reunirão nos Estados Unidos.
Além disso, o Palmeiras também terá que desembolsar 1 milhão de euros para o clube espanhol, equivalente a R$ 5,3 milhões na cotação atual. Caso escolha estender o período do empréstimo, o time brasileiro será responsável por um valor adicional, cujo montante não foi divulgado.
Todos os detalhes já foram acertados entre Palmeiras, Almería e o jogador. O anúncio oficial será feito assim que o jogador for aprovado nos exames médicos agendados para esta terça-feira (6).
IA não aprova Lázaro
Às vésperas de ser oficializado como o quarto reforço do Palmeiras para as competições deste ano, o atacante brasileiro Lázaro é classificado como o segundo jogador com desempenho menos destacado no Campeonato Espanhol nesta temporada.
Essa avaliação não se trata de uma análise subjetiva feita por um jornalista, um analista de futebol ou algum torcedor que torça contra o sucesso do clube paulista. As informações são do colunista Rafael Reis, do Uol.
Essa informação é fornecida por uma inteligência artificial especializada em extrair estatísticas de todos os acontecimentos em campo, como gols, finalizações, passes, desarmes, impedimentos, cartões, entre outros, e convertê-las em notas que avaliam o desempenho de cada jogador.
De acordo com o “WhoScored?”, as 14 atuações de Lázaro pelo Almería nesta edição da La Liga resultaram em uma média de 6,06. Esse número é considerado bastante baixo, indicando um desempenho abaixo do esperado.
O desempenho de Lázaro dá a classificação em 331º lugar entre os 332 jogadores da primeira divisão da Espanha avaliados pela plataforma. Para entrar no ranking, é necessário ter participado de pelo menos metade das 23 rodadas já concluídas.
Apenas o atacante chileno Ben Brereton, que já deixou a La Liga ao ser transferido para o Sheffield United na janela de janeiro, recebeu uma avaliação inferior dos algoritmos, com uma média de 6,04 pelo Villarreal antes da negociação.
Avaliações dos brasileiros
De acordo com a avaliação da inteligência artificial, o segundo pior brasileiro nesta temporada da La Liga é o zagueiro Gabriel Paulista, recém-transferido do Valencia para o Atlético de Madrid. Suas atuações renderam uma nota de 6,49, colocando-o na 219ª posição no ranking geral.
Por outro lado, o melhor brasileiro na La Liga é Vinícius Júnior. O jogador do Real Madrid ostenta uma média de 7,29 até o momento, classificando-se como a oitava mais alta na competição.